Orientações Pós-Defesa para Mestrandos

Parabéns pela defesa da dissertação de mestrado!

 

I - ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO:

Após aprovação na defesa da tese, o prazo para sanar as pendências é de 60 dias.

 

1ª ETAPA: DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL 

Devem ser enviados ao Repositório Institucional da Ufes (RI/Ufes) os seguintes documentos:

  1. Arquivo da dissertação corrigida;
  2. Termo de autorização para publicação da dissertação;
  3. (apenas em caso de embargo/restrição) Parecer do DIT/Ufes.

Vale destacar que o processo de embargo/restrição da dissertação deve já ter sido providenciado antes da defesa, conforme instruções disponíveis aqui. Não é mais possível solicitá-lo nesta fase. Caso não tenha sido solicitado antes, deve-se optar necessariamente pelo acesso livre no Termo de autorização para publicação da dissertação.

As instruções para envio/depósito no RI/Ufes estão disponíveis em: https://biblioteca.ufes.br/procedimentos-para-deposito

 

2ª ETAPA: ENVIO DE DOCUMENTOS À SECRETARIA DO PPGSC

Devem ser enviados ao e-mail da Secretaria:

  1. Documento de Identidade Oficial com Foto (no caso de aluno estrangeiro, o RNM -  Registro Nacional Migratório);
  2. CPF;
  3. Certidão de nascimento/casamento;
  4. Diploma de Graduação (frente e verso);
  5. Nada Consta da Biblioteca;
  6. Comprovante de submissão de 1 (um) manuscrito;
  7. Carta de encaminhamento da dissertação corrigida (versão final);
  8. Arquivo da dissertação corrigida;
  9. Termo de autorização para publicação da dissertação;
  10. Comprovante de depósito no Repositório Institucional.

 

ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO:

Todos os arquivos devem estar em formato PDF, sob pena de devolução do e-mail, com tamanho máximo de 1MB cada (exceto a dissertação, que pode ter até 3MB).

  1. Caso se opte por enviar a CNH, o número registrado será o da CNH e não o do RG, pois a CNH contém apenas sua própria data de expedição (não possui a do RG, inviabilizando que se registre o número do RG).
  2. O CPF deve ser enviado caso não conste no documento de identidade.
  3. A Certidão de nascimento ou casamento deve estar atualizada com as devidas averbações/anotações.
  4. O Diploma deve estar com frente e verso, em um único arquivo.
  5. Orientações sobre o Nada Consta estão disponíveis em: https://biblioteca.ufes.br/nada-consta
  6. O Comprovante de manuscrito deve conter autoria, apresentando o/a discente concludente como primeiro/a autor/a.
  7. O modelo de Carta de Encaminhamento está disponível abaixo na seção "Anexo(s)". A carta deve estar assinada eletronicamente pelo/a orientador/a.
  8. Deve-se verificar se estão presentes no arquivo/interior da Dissertação:
    • a ficha catalográfica - orientações em: http://www.biblioteca.ufes.br/ficha-catalografica
    • o resumo, as palavras-chave, o abstract e as keywords;
    • o(s) manuscrito(s) obrigatório(s) - sejam como capítulos, sejam como apêndices da dissertação.
  9. O Termo de autorização para publicação está disponível na seção de anexos (Anexo B) deste link e deve ser assinado eletronicamente pelo/a discente.
  10. O Comprovante de depósito no Repositório Institucional é o e-mail-resposta do RI/Ufes ao envio dos documentos da 1ª ETAPA (veja acima). Esse e-mail-resposta do RI/Ufes deve ser encaminhado à Secretaria do PPGSC.

 

II - PROCESSO DE DIPLOMA:

Sanadas todas as pendências acima (e tendo o/a orientador/a efetuado a entrega da ata preenchida e assinada pelos membros da banca), a Secretaria, em um prazo médio de 20 dias, encaminha ao discente concludente a Declaração de Conclusão, o Histórico Final e o número/link do processo de emissão do Diploma.

O diploma é emitido pela PRPPG no prazo de 90 dias e, portanto, deve ser retirado lá mesmo, no campus Goiabeiras. Para verificar se o diploma já ficou pronto, basta acessar: http://prppg.ufes.br/diplomas-prontos

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