Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

GRUPO DE ESTUDOS EM QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE (GQualis)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Flávia Batista Portugal
Resumo:
O grupo intitulado GQualis - Grupo de Estudos sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - foi criado a partir da iniciativa de docentes e alunos que buscavam por um espaço de discussão e reflexão acerca das questões que envolvem a qualidade nos serviços de saúde, com o objetivo principal de inserir e fortalecer a temática da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente no meio acadêmico, bem como nos serviços ligados à universidade. As reuniões acontecem quinzenalmente, com a participação ativa de discentes da graduação e pós-graduação, em nível de mestrado e de doutorado; profissionais da saúde atuantes nas áreas de enfermagem, de farmácia e de odontologia, em diferentes instituições públicas e privadas da Região Metropolitana de Vitória, e ainda na Comissão Estadual de Segurança do Paciente.
Objetivos:
- O grupo visa proporcionar um espaço de discussão e reflexão acerca das questões que envolvem a qualidade nos serviços de saúde, com o objetivo principal de inserir e fortalecer a temática da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente no meio acadêmico, bem como nos serviços de saúde.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às sextas-feiras.
Contato do Grupo:
Email: gqualis.ufes [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/gqualis.ufes/
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4621864244137183

GRUPO DE ESTUDO EM TRABALHO E SAÚDE (GEMTES)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Francis Sodré
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Adriana Ilha da Silva e Prof.ª Dr.ª Kallen Dettmann Wandekoken
Resumo:
O GEMTES aglutina pesquisadores e técnicos na área de saúde coletiva e saúde pública. O grupo se consolidou no desenvolvimento de estudos em temáticas tais como: processo de trabalho em saúde, integração ensino-serviço; promoção da saúde; educação em saúde; participação social; planejamento, gestão e avaliação em políticas de saúde, relação público x privado na saúde, organizações sociais, biopolítica e subjetividade. O GEMTES tem conduzido a maior parte dos seus estudos por meio do uso da abordagem qualitativa em saúde.
Objetivos:
- Importa ao GEMTES construir relações de intercâmbio e produção de conhecimento nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Pública. Atualmente, suas principais áreas de estudo direcionam-se a análise de políticas de saúde, a integração ensino-serviço e a biopolítica e os processos de subjetivação em saúde.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às sextas-feiras, às 13 horas.
Contato do Grupo:
Email: gemtes.ufes [at] gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/gemtes.ufes
Site: http://gemtes.webnode.com/
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2749830082495700

GRUPO DE PESQUISA EM EPIDEMIOLOGIA, SAÚDE E NUTRIÇÃO (GEMNUT)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Bresciani Salaroli
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto
Resumo:
O Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Saúde e Nutrição (GEMNUT) é um grupo que desenvolve pesquisas nos diferentes ciclos da vida com ênfase em epidemiologia de doenças que configuram problemas de saúde pública, saúde do trabalhador, multimorbidade, consumo e padrões alimentares de populações, atuando principalmente em estudos descritivos e pesquisas sobre fatores de risco e fatores prognósticos. Conta com a presença de profissionais da área da saúde e estatística e tem como linhas de pesquisa: análise e intervenção nutricional de populações; saúde do trabalhador, qualidade de vida e doenças crônicas e processo de saúde e doenças de populações.
Objetivos:
Geral:
- Contribuir para a qualidade científica e tecnológica da pesquisa em Nutrição e Saúde Coletiva.
Específicos:
- Fortalecer a pesquisa brasileira;
- Contribuir com estudos epidemiológicos para o estado do Espírito Santo;
- Auxiliar a articulação da relação ensino, pesquisa e extensão dentro dos cursos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);
- Estimular atividades de pós-graduação na área de Nutrição e Saúde Coletiva;
- Estimular a publicação de resultados de pesquisa em eventos diversos e da área de Nutrição e Saúde Coletiva;
- Contribuir para a qualidade científica e tecnológica com os projetos desenvolvidos.
Dias e Horários das Reuniões:
Marcadas a partir de demandas internas.
Contato do Grupo:
Email: lucianebresciani [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/gemnut_/
Facebook: https://www.facebook.com/gemnut.ufes
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1295632787929309

GRUPO DE PESQUISA EM NUTRIÇÃO E SAÚDE DE POPULAÇÕES (PENSA)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria del Carmen Bisi Molina
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Nágela Valadão Cade
Resumo:
Trata-se de um grupo multidisciplinar envolvido em estudos sobre nutrição, atividade física e saúde de populações. A temática central é o diagnóstico populacional, incluindo os determinantes socioeconômicos, culturais e biológicos dos agravos crônicos não transmissíveis, em especial, da obesidade e da hipertensão arterial. Estudos sobre nutrição e saúde de crianças em diferentes cenários são desenvolvidos, visando fornecer subsídios à realização de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. Além desses, o grupo desenvolve estudos de validação de métodos e instrumentos de coleta de dados para estudos populacionais de grupos etários específicos, bem como estudos de intervenção.
Objetivos:
- Desenvolver estudos nas linhas de pesquisa: (i) Determinantes sociais em Saúde; (ii) Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis e (iii) Nutrição e Saúde Infantil: Determinantes socioeconômicos, culturais e biológicos.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às quartas-feiras, às 15 horas.
Contato do Grupo:
Email: maria.molina [at] ufes.br
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/recursoshumanos/estudante.jsf

RIZOMA: SAÚDE COLETIVA & INSTITUIÇÕES
Coordenador: Prof. Dr. Jandesson Mendes Coqueiro
Resumo:
O grupo busca através de experimentações éticas, estéticas, científicas, ecológicas e revolucionárias a criação de multiplicidades - especialmente socioanalíticas e esquizoanalíticas -, no campo da Saúde Coletiva e Outros. Isso tem resultado na produção de dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações de artigos em periódicos e na realização de colóquios rizomáticos abertos à participação de estudantes e profissionais que atuam nas Instituições de Saúde, Assistência Social e Educação.
Objetivos:
- Criar multiplicidades - especialmente socioanalíticas e esquizoanalíticas -, no campo da Saúde Coletiva e Outros.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às terças-feiras, às 20 horas.
Contato do Grupo:
Email: rizomasaudecoletiva [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/rizoma_ufes/
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1519286345311883

Núcleos:

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CEPAD)
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Vinicius Ferreira dos Santos
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Marluce Mechelli de Siqueira
Resumo:
Trata-se de um Centro interdisciplinar e interinstitucional, que surgiu com a missão de prestar assessoria, consultoria, supervisão e preceptoria no campo da saúde mental, álcool e outras drogas, objetivando a qualidade de vida e saúde integral de seus usuários e familiares.
Objetivos:
- Promover desenvolvimento científico e a produção acadêmica por meio da interação e integração entre graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais de equipe interdisciplinar com os serviços da rede de atenção à saúde;
- Produzir materiais educativos que abordem a temática saúde mental, qualidade de vida e saúde integral;
- Assistir aos alcoolistas e seus familiares que frequentam os serviços do Hospital Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) por meio das atividades ofertadas pelo Centro: Programa de Atenção ao Alcoolista (PAA), Projeto Sala de Espera (PROSE) e Projeto Ações Educativas (PAE);
- Orientar a comunidade sobre um projeto de vida saudável, com promoção da saúde e prevenção dos transtornos mentais comuns (TMC).
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às sextas-feiras, das 13 às 15 horas.
Contato do Grupo:
Email: cepad.ccs.ufes [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/cepad_ufes/
Facebook: https://www.facebook.com/cepadufes
Site: http://www.cepad.ufes.br/

LABORATÓRIO DE EPIDEMIOLOGIA (Lab-Epi)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Ethel Leonor Noia Maciel
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Adriana Ilha da Silva, Prof. Dr. Thiago Nascimento do Prado
Resumo:
O Laboratório de Epidemiologia (Lab-Epi) se propõe como um espaço de desenvolvimento, análise e validação de tecnologias inovadoras para a vigilância de doenças e para a avaliação da incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente atuando no enfrentamento de doenças infecciosas. Também atua nas análises epidemiológicas em emergências em saúde pública como Zika vírus, Febre amarela, HIV, COVID-19 e Tuberculose. Além disso, trata-se de um ambiente para o aprofundamento teórico do estado da arte da epidemiologia e das doenças infecciosas. Contribuindo deste a sua existência para a produção científica e na qualificação de pesquisadores em vários níveis desde a Iniciação científica ao doutorado.
Objetivos:
- Propiciar um espaço para a discussão de temas que envolvam a Epidemiologia da Tuberculose e outras doenças infecciosas, aproximando a academia dos serviços de saúde;
- Desenvolver e conduzir estudos científicos através de ferramentas epidemiológicas que possam demonstrar o impacto das ações para o controle das doenças infecciosas;
- Promover cursos e eventos de capacitação e informação para os profissionais e acadêmicos.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às quartas-feiras, das 13 às 14 horas.
Contato do Grupo:
Email: coordenacaolabepi [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/labepioficial/
Site: https://labepi.ufes.br/pt-br
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0504065313905931

LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA, SAÚDE E ACIDENTES (LAVISA)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Franciéle Marabotti Costa Leite
Resumo:
O Laboratório de estudos sobre Violências, Saúde e Acidentes - doravante nomeado apenas como: LAVISA é um espaço criado para a qualificação acadêmica de alunos, profissionais da rede de atenção à saúde/proteção contra a violência e formação de novos pesquisadores para a temática dos acidentes de transporte, violências, saúde pública, epidemiologia, conflito social, cidadania e direitos humanos. Esse espaço propicia o aprofundamento teórico e prático nas temáticas supracitadas por meio da realização de atividades de pesquisa, extensão como, cursos, seminários, conferências, grupos de estudo e atividades de estágio, entre outros.
Objetivos:
- Desenvolver estudos relacionados a acidentes de transporte, violências, saúde pública, epidemiologia, conflito social, cidadania e direitos humanos;
- Organizar e promover cursos e eventos científicos, como simpósios, seminários e congressos, nas áreas de interesse;
- Estimular e estabelecer parcerias nos três níveis de governo para cooperação mútua, em nível teórico-prático;
- Capacitar, de forma técnica, docentes e discentes para as atividades desenvolvidas pelo LAVISA;
- Construir meios de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo LAVISA.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às quintas-feiras, de 12:30 às 14 horas.
Contato do Grupo:
Instagram: https://www.instagram.com/lavisaufes/
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/216687

LABORATÓRIO DE PROJETOS EM SAÚDE COLETIVA (LAPROSC)
Coordenador: Prof. ª Dr.ª Carolina Dutra Degli Esposti
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Adauto Emmerich Oliveira, Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto, Prof. ª Dr.ª Luciane Bresciani Salaroli, Prof. ª Dr.ª Maria Carmen Moldes Viana, Prof. ª Dr.ª Raquel Baroni de Carvalho.
Resumo:
Os integrantes do LAPROSC reúnem-se quinzenalmente, contando com a participação de estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, bem como de docentes, pesquisadores e profissionais da gestão pública interessados em discutir, formular e aperfeiçoar projetos de pesquisa e de intervenção em saúde pública/coletiva. No âmbito do LAPROSC são realizados debates sobre temas da atualidade em saúde coletiva, baseados em princípios científicos. Entretanto, o foco principal está na elaboração de projetos de pesquisa e de intervenção que possam ter impacto na sociedade em nível local, regional e até internacional.
Objetivos:
Geral:
- Fomentar a elaboração de projetos em Saúde Coletiva no Espírito Santo, Brasil.
Específico:
- Auxiliar aos profissionais de saúde ou de áreas afins vinculados à gestão pública ou às instituições de ensino situadas no Estado do Espírito Santo a elaborar projetos na área de Saúde Coletiva.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às quintas-feiras, de 10:30 às 12 horas.
Sala de reunião: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/laboratorio-de-projetos-em-saude-c...
Contato do Grupo:
Email: laprosc [at] gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pesquisa.saude.73
Instagram: https://www.instagram.com/laprosc_ufes/
Site: http://www.comunicasaude.ufes.br/laborat%C3%B3rio-de-projetos

NÚCLEO DE ESTUDOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (NEAPS)
Coordenador: Prof. Dr. Thiago Dias Sarti
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Santana Coelho Almeida
Resumo:
O Núcleo de Estudos em Atenção Primária à Saúde (NEAPS) tem como objetivo conduzir pesquisas e processos formativos relacionados a avaliação de políticas e serviços de saúde, em especial aqueles direta ou indiretamente relacionados à Atenção Primária à Saúde. O Núcleo conduz pesquisas de natureza qualitativa, quantitativa e mistas. São temáticas de interesse especial: papel da APS na estruturação, coordenação e qualificação das Redes de Atenção à Saúde; governança de sistemas de saúde; acesso e utilização de serviços de saúde; qualidade da APS e do cuidado; modelos de atenção e processos de trabalho; formação profissional para a APS; tecnologias de informação e comunicação aplicadas à APS; cuidado a pessoas com adoecimentos de longa duração.
Objetivos:
- Conduzir pesquisas e processos formativos em avaliação de políticas e serviços de saúde, em especial em Atenção Primária à Saúde.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às segundas-feiras, de 13 às 14 horas (solicitar link por email).
Contato do Grupo:
Email: tdsarti [at] gmail.com
Email: apscoelho [at] gmail.com
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4485440239372281

NÚCLEO DE PESQUISA EM POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (Nupgasc)
Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Rita de Cassia Duarte Lima e Prof.ª Dr.ª Maria Angélica Carvalho Andrade
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Cândida Caniçali Primo, Prof.ª Dr.ª Eliane de Fátima Almeida Lima, Prof. Dr. Thiago Dias Sarti
Resumo:
O Núcleo de Pesquisa em Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc), tem dentre seus objetivos discutir os principais temas relacionados às políticas públicas, particularmente de saúde. Tanto no âmbito nacional, quanto internacional e global. Estuda sistemas e serviços de saúde em diversos cenários e contextos. Estuda temas contemporâneos de interesse da saúde coletiva. Trata da relação: Trabalho, Saúde, Violências e desigualdades sociais. População negra, saúde e desigualdades. Integrado ao Nupgasc, encontra-se o Observatório de Políticas Públicas e Cuidado Humano. O Nupgasc é um interlocutor privilegiado para a discussão, formulação e implementação de políticas, da gestão e avaliação em saúde coletiva.
Objetivos:
- Analisar e discutir os principais temas contemporâneos de interesse da saúde coletiva e áreas afins;
- Estudar e discutir temas relacionados às políticas públicas, particularmente de saúde. Tanto no âmbito nacional, quanto internacional e global;
- Estudar e discutir sistemas e serviços de saúde em diversos cenários e contextos;
- Estudar e discutir temas relacionados as desigualdades e iniquidades na sociedade de brasileira e suas interfaces com a saúde coletiva.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às quartas-feiras, das 12 às 14 horas.
Contato do Grupo:
Email: ritacdl [at] gmail.com
Email: geliandrade [at] gmail.com

NÚCLEO ESTILO E QUALIDADE DE VIDA (Qualy Life)
Coordenador: Prof. ª Dr.ª Elizabete Regina Araújo Oliveira
Resumo:
O grupo visa aprofundar o conhecimento sobre comportamentos e qualidade de vida relacionados à saúde nas condições de doenças crônicas, por meio de estudos epidemiológicos. Fomenta o intercâmbio de conhecimento por meio de parcerias interinstitucionais de âmbito nacional cujos resultados são divulgados em periódicos de impacto para área da Saúde Coletiva. O grupo de pesquisas Estilo e Qualidade de Vida, foi criado para colaborar com a formação acadêmica de estudantes e de profissionais de saúde visando a formação de pesquisadores na área de Epidemiologia em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), provendo conhecimentos, soluções e inovações que ajudem a oferecer melhores práticas de assistência à saúde para diferentes segmentos populacionais: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Objetivos:
- Investigação epidemiológica de Doenças Crônicas não Transmissíveis;
- Avaliação da qualidade de vida, bem-estar e estilo de vida associada a Doenças Crônicas não Transmissíveis.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às sextas-feiras, de 11 às 13 horas.
Contato do Grupo:
Email: elizabete_regina [at] hotmail.com

OBSERVATÓRIO DE SAÚDE NA MÍDIA - REGIONAL ES (OSM-ES)
Coordenador: Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Adauto Emmerich Oliveira
Resumo:
O OSM-ES, por meio de projetos de pesquisa multicêntricos, visa a implantação do banco de dados do acervo dos periódicos capixabas, atualizado e organizado, com disponibilização do acervo para a comunidade capixaba, possibilitando o desenvolvimento de diversas ações de extensão e pesquisas que possuem a mídia como objeto empírico. Ademais, almeja-se a disponibilização e divulgação desse acervo ao público em geral, possibilitando um intercâmbio entre o OSM-ES e a comunidade, os serviços de saúde, os movimentos sociais e os órgãos de imprensa..
Objetivos:
Geral:
- Contribuir com a construção de ações e conhecimentos coletivos em Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, a partir da análise crítica da mídia, estimulando a inovação e a disseminação do conhecimento científico, de outros saberes e de cultura, com a participação de docentes e discentes e público externo, em Comunicação e Saúde.
Específicos:
- Monitorar meios de comunicação de grande circulação, em especial da imprensa escrita na abordagem dos temas de saúde no Espirito Santo;
- Analisar os modos pelos quais os meios de comunicação constroem discursivamente os sentidos da saúde em geral e do Sistema Único de Saúde em particular;
- Estimular a circulação dos resultados dessas análises da mídia impressa no Espirito Santo.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às terças-feiras, às 17 horas.
Sala de reunião: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/osm-es
Contato do Grupo:
Email: osaudemidia.es [at] gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/comunicacaoesaude
Site: http://www.comunicasaude.ufes.br/o-observat%C3%B3rio-da-m%C3%ADdia-regio...

VIDEOSAÚDE DISTRIBUIDORA DA FIOCRUZ - REGIONAL UFES/ES
Coordenador: Prof. Dr. Adauto Emmerich Oliveira
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto
Resumo:
A Comunicação e sua interface com a Saúde Coletiva é entendida como um espaço de múltiplas dimensões, sendo objeto de reflexão e crítica nos espaços acadêmicos e nos serviços em saúde, constituindo um novo e promissor campo do conhecimento. Entretanto, para que a comunicação em saúde cumpra seu objetivo, é preciso que profissionais de comunicação e de saúde, cidadãos e a área acadêmica estejam envolvidos num processo de diálogo e de conhecimento mútuo. A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz Regional Ufes/ES é um passo importante na consolidação do Acordo de Cooperação entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), firmado em junho de 2016 entre as duas instituições.
Objetivos:
- Realizar oficinas, minicursos, seminários e mostras de audiovisuais, com a participação de docentes, discentes dos cursos de Comunicação e da área da saúde e afins, voltados para os profissionais, comunidades envolvidas e público em geral;
- Implantar a VideoSaúde-ES e seus serviços, envolvendo atividades nas áreas de distribuição, exibição, coprodução de materiais audiovisuais, ensino e pesquisa, promovendo o intercâmbio e a disseminação do conhecimento junto aos profissionais de saúde do Sistema Único de SaúdeSUS, da comunicação, da produção audiovisual, da cultura e o público em geral;
- Promover a exibição, na TV UFES e em outras emissoras públicas regionais, dos programas de TV produzidos pela VideoSaúde-Distribuidora, além da coprodução de material audiovisual com os parceiros.
Dias e Horários das Reuniões:
Marcadas a partir de demandas internas.
Contato do Grupo:
Email: vsdistribuidora.es [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/comunicasaude.ufes/
Site: http://www.comunicasaude.ufes.br/videosa%C3%BAde-regional-ufeses

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105