Nota de Falecimento - Mússio Pirajá Mattos

É com muito pesar e profunda tristeza que o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC/UFES) informa à coletividade do falecimento de nosso doutorando Mússio Pirajá Mattos.

Mússio era mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), atuando em disciplinas na área de Gestão, Deontologia e Saúde Coletiva.

Além disso, desenvolvia projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Política e Gestão em Saúde Coletiva, Saúde Materna e da Criança, Atenção Primária à Saúde, Educação Permanente em Saúde, Saúde Mental, Uso de Substâncias Psicoativas e Humanização e Cuidado em Saúde.

Como pesquisador comprometido com o avanço e a democratização da educação e da saúde no território nacional, colaborava com o processo de interiorização e expansão dos saberes e serviços de saúde no interior e no oeste da Bahia.

Em seu projeto de doutorado, cuja qualificação estava agendada para o final deste mês, tinha por objetivo Analisar a Política de Educação Permanente em Saúde no processo de trabalho dos CAPS em um município no estado da Bahia.

Mússio deixa a toda a sociedade um imenso legado de valorização da ciência brasileira, de pesquisa em várias frentes da Saúde Coletiva e dos serviços públicos de saúde. Como ele mesmo se apresentava em seu currículo Lattes, era "painho da Cecília, nordestino (Costa do dendê, BA) e defensor do nosso SUS - patrimônio vivo do povo brasileiro."

Certamente Mússio deixa um espaço insubstituível na vida de seus familiares, amigos e colegas, bem como no cenário da pesquisa brasileira. A seus queridos, desejamos nesse doloroso momento nossos sentimentos e todo o conforto possível.

Descanse em paz! São os votos dos docentes e pesquisadores do PPGSC/UFES!

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105