Informações

Duas são as normas que regem a matéria "aluno especial" na Pós-Graduação da Ufes:

1 - Resolução Cepe/Ufes 03/2022 (Regulmento Geral da Pós-Graduação na Ufes):

Art. 42. O regimento interno de cada programa de pós-graduação estabelecerá as regras para aceitar alunos especiais, inclusive de graduação em final de curso, para cursar componentes curriculares do curso.

§ 1º O programa definirá os procedimentos de seleção e/ou aceite de alunos especiais, desde que esses alunos demonstrem capacidade de cursá-los com proveito, mediante edital público de processo seletivo prévio.

§ 2º O aproveitamento obtido como aluno especial terá validade de 2 (dois) anos e, nesse prazo, as disciplinas e créditos cumpridos poderão ser registrados no histórico escolar se o aluno passar à condição de aluno regular e como “Aproveitamento de Estudos”, lançando-se a classificação “AE”.

2 - Regimento Interno do PPGSC/Ufes:

Art. 55. O Colegiado Acadêmico do PPGSC poderá aceitar estudantes especiais, que estejam matriculados em outros programas de pós-graduação stricto sensu, para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas do curso de mestrado e/ou doutorado, desde que esses estudantes demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.

Art. 56. O Colegiado Acadêmico do PPGSC poderá aceitar estudantes especiais para cursar disciplinas optativas do curso de mestrado, desde que esses estudantes tenham concluído a graduação em qualquer área do conhecimento, e que demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.

Art. 57. O Colegiado Acadêmico do PPGSC poderá aceitar estudantes especiais para cursar disciplinas optativas do curso de doutorado, desde que esses estudantes tenham concluído o mestrado em qualquer área do conhecimento, e que demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.

Parágrafo único. Os créditos obtidos como estudantes especiais poderão ser aproveitados se o estudante passar para a condição de estudante regular, num prazo não superior a 12 meses, para o mestrado, e 24 meses, para o doutorado, a critério do Colegiado Acadêmico.

 

Oportunidades:

Assim, semestralmente, o PPGSC/Ufes lança editais para a seleção de alunos especiais (caso haja disponibilidade desse tipo de vaga na oferta do período), devendo o interessado se inscrever no período disponibilizado em edital.

Para se manter atualizado quanto a nossas ofertas e outras atualizações do site, sugerimos que o acompanhe, assim como nossas redes sociais.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105