Informações

Duas são as normas que regem a matéria "aluno especial" na Pós-Graduação da Ufes:

1 - Resolução Cepe/Ufes 03/2022 (Regulmento Geral da Pós-Graduação na Ufes):

Art. 42. O regimento interno de cada programa de pós-graduação estabelecerá as regras para aceitar alunos especiais, inclusive de graduação em final de curso, para cursar componentes curriculares do curso.

§ 1º O programa definirá os procedimentos de seleção e/ou aceite de alunos especiais, desde que esses alunos demonstrem capacidade de cursá-los com proveito, mediante edital público de processo seletivo prévio.

§ 2º O aproveitamento obtido como aluno especial terá validade de 2 (dois) anos e, nesse prazo, as disciplinas e créditos cumpridos poderão ser registrados no histórico escolar se o aluno passar à condição de aluno regular e como “Aproveitamento de Estudos”, lançando-se a classificação “AE”.

2 - Regimento Interno do PPGSC/Ufes:

Art. 60. O Colegiado Acadêmico do PPGSC poderá aceitar discentes especiais, que estejam matriculados em outros programas de pós-graduação stricto sensu, para cursar disciplinas curso de mestrado e/ou doutorado.

Art. 61. O Colegiado Acadêmico do PPGSC poderá aceitar discentes especiais para cursar disciplinas optativas do curso de mestrado, desde que esses discentes tenham concluído a graduação em qualquer área do conhecimento, e que demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.

Parágrafo único. Disciplinas obrigatórias do mestrado podem ser cursadas apenas por discentes matriculados no PPGSC no curso de mestrado ou de doutorado, ou por discentes que estejam matriculados em outros programas de pós-graduação stricto sensu, em cursos de mestrado ou de doutorado.

Art. 62. O Colegiado Acadêmico do PPGSC poderá aceitar discentes especiais para cursar disciplinas optativas do curso de doutorado, desde que esses discentes tenham concluído o mestrado em qualquer área do conhecimento, e que demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.

Parágrafo único. Disciplinas obrigatórias do doutorado podem ser cursadas apenas por discentes matriculados no curso de doutorado do PPGSC ou por discentes que estejam matriculados em outros programas de pós-graduação stricto sensu, em cursos de doutorado.

Art. 63. Os créditos obtidos como discente especial poderão ser aproveitados, caso o discente passe para a condição de discente regular, num prazo não superior a 24 meses, para o mestrado ou doutorado.

 

Oportunidades:

Semestralmente, o PPGSC/Ufes lança editais para a seleção de alunos especiais (caso haja disponibilidade desse tipo de vaga na oferta do período), devendo o interessado se inscrever no período disponibilizado em edital.

Para se manter atualizado quanto a nossas ofertas e outras atualizações do site, sugerimos que o acompanhe, assim como nossas redes sociais.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105