Influência das condições de trabalho e socioeconômicas no consumo alimentar e a sua implicação na saúde de bancários

Resumo: O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as DCNT são a principal causa de morte entre adultos (BRASIL, 2014). Além disso, o perfil nutricional do trabalhador é caracterizado pelo excesso de peso, no qual há sérios riscos para o desenvolvimento de DCNT (VINHOLES et al., 2012; ARAÚJO, COSTA-SOUZA, TRAD, 2010). Consequentemente, há implicações negativas à saúde do trabalhador, bem como custos onerosos à saúde pública, à empresa contratante e à previdência, gerando um enorme encargo social e econômico (BRASIL, 2005; OLIVEIRA et al., 2012; VIANA et al., 2010).
A profissão de bancário é reconhecida por ser altamente afetada por doenças laborais, devido ao seu cotidiano extremamente acelerado, no qual a ansiedade e a pressa podem interferir em suas escolhas e padrões alimentares (ARAÚJO, COSTA-SOUZA, TRAD, 2010). Os efeitos benéficos de uma dieta equilibrada e da prática de exercícios físicos na prevenção de DCNT são amplamente divulgados e reconhecidos na literatura (NUNES, 2005).
Logo, o presente estudo constitui-se de uma investigação observacional transversal e seus dados foram derivados de um estudo que investigou síndrome metabólica, resistência à insulina e fatores associados em bancários (SALAROLI et al., 2013). A amostra foi constituída de funcionários de uma rede bancária do estado do Espírito Santo, com idade entre 20 a 64 anos. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2008 a agosto de 2009. Destes indivíduos será avaliado o estado de saúde através de exames bioquímicos, antropométricos, de hábitos de vida e de consumo alimentar. Para este último será utilizado Questionário de Frequência Alimentar (QFA) semiquantitativo com uma lista de 80 itens alimentares validado para o Brasil, desenvolvido por Schieri e Everhart (1998).

Data de início: 2015-10-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Monica Cattafesta
Colaborador Eliana Zandonade
Coordenador Luciane Bresciani Salaroli
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105