Processos seletivos
Mestrado em Saúde Coletiva
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) realiza anualmente, por meio de processo seletivo, o ingresso para seu curso de Mestrado em Saúde Coletiva.
Informações sobre os requisitos e data de inscrição, provas, vagas, dentre outras, são divulgadas nos editais anuais, cuja publicação ocorre com antecedência de, no mínimo, 15 dias do início das inscrições.
Editais de processos anteriores podem ser localizados em nosso site acessando-se o seguinte caminho no menu lateral de nossa página: Processos Seletivos > Mestrado > (selecionar o ano desejado).
Doutorado em Saúde Coletiva
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) realiza anualmente, por meio de processo seletivo, o ingresso para seu curso de Doutorado em Saúde Coletiva.
Informações sobre os requisitos e data de inscrição, provas, vagas, dentre outras, são divulgadas nos editais anuais, cuja publicação ocorre com antecedência de, no mínimo, 15 dias do início das inscrições.
Editais de processos anteriores podem ser localizados em nosso site acessando-se o seguinte caminho no menu lateral de nossa página: Processos Seletivos > Doutorado > (selecionar o ano desejado).
Pós-doutorado
Os Núcleos e Grupos de Pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) oferecem aos portadores do Título de Doutor o Estágio Pós-Doutoral.
O Estágio Pós-Doutoral é regido pela Portaria CAPES n.º 86 de 3 de julho de 2013, que institui o Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado, e pela Resolução n.º 18/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFES.
A admissão de doutores no Estágio Pós-Doutoral pode ocorrer em duas situações:
1. Com Bolsa: ocorrerá segundo as disposições legais de edital específico, elaborado e aprovado pelo Colegiado Acadêmico do PPGSC. Nesse caso, os editais são lançados, contendo os requisitos e data de inscrição, provas, vagas, dentre outras, são divulgados através desta página.
2. Sem Bolsa: ocorrerá a qualquer tempo segundo as disposições legais específicas previstas pela Resolução nº. 18/2021 do CEPE/UFES, sendo o pedido elaborado pelo candidato e aprovado pelo Colegiado Acadêmico do PPGSC.
Em ambas situações a duração do Estágio Pós-doutoral será de, no mínimo, 1 (um) ano e de, no máximo, 5 (cinco) anos.
Aluno especial
O Colegiado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) poderá aceitar estudantes especiais, que estejam matriculados em outros programas de pós-graduação stricto sensu, para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas do curso de mestrado e/ou doutorado, desde que esses estudantes demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.
Também podem ser aceitos estudantes especiais para cursar disciplinas optativas do curso de mestrado, desde que esses estudantes tenham concluído a graduação em qualquer área do conhecimento, e que demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.
Disciplinas optativas do curso de Doutorado em Saúde Coletiva poderão ser cursadas por estudantes especiais, desde que esses estudantes tenham concluído o mestrado em qualquer área do conhecimento, e que demonstrem capacidade de cursá-las com proveito.
Os editais são lançados bianualmente nos meses de fevereiro e julho, contendo os requisitos e data de inscrição, provas, vagas, dentre outras informações.