Avaliação do conhecimento frente aos traumatismos dentários dos professores de escola pública e privada e dos alunos dos Cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.
Resumo: Um decréscimo significante da prevalência de cáries dentárias entre as crianças de muitos países pode ter tornado as fraturas dentárias um dos maiores problemas na saúde pública entre jovens. Desta forma para um bom prognóstico é essencial que haja o tratamento o mais rápido possível por parte dos pais e educadores, os quais muitas vezes não têm conhecimentos básicos para realizar procedimentos emergências necessários. Objetivo Avaliar o conhecimento e atitudes dos profissionais da educação e acadêmicos do curso de pedagogia e educação física da UFES frente ao traumatismo em dentes de crianças escolares. O trabalho se justifica pela importância de conhecimento dos profissionais que lidam com as crianças e adolescentes e dos futuros profissionais, para assim definir estratégias de promoção da saúde que visem enfrentar as causas dos problemas, não apenas as suas consequências. Trata-se de um estudo analítico com delineamento transversal, acerca do conhecimento dos profissionais da educação e acadêmicos do curso de pedagogia e educação física da UFES frente ao traumatismo em dentes de escolares. A coleta dos dados será realizada por duas acadêmicas treinadas do Curso de Odontologia. Os dados serão coletados por meio de questionário fechado envolvendo dados sociodemográficos, relativos à prática profissional, e conhecimento sobre injúria dentária traumática. Os testes Qui-Quadrado e Exato de Fischer serão utilizados para avaliar a possível associação entre as variáveis e o Odds Ratio para verificar a força da associação. O pacote estatístico SPSS 20 será utilizado para análise dos dados. Como resultado, espera-se avaliar o conhecimento dos estudantes e educadores sobre as injurias traumáticas para o desenvolvimento de capacitações e ações que levem a melhorias no atendimento e orientação no momento do traumatismo.
Data de início: 01/08/2014
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel![]() |
Nome |
---|---|
Aluno Mestrado | BRUNA COSTA BISSÓLI |
Coordenador | MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO |