O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

PREVALÊNCIA DE HALITOSE EM FUNCIONÁRIOS PUBLICOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Resumo: O termo halitose vem do latim: halitu – ar expirado e osi – alteração. Os fatores decorrentes são de origem bucal (90%): saburra lingual a língua suja, sendo este o principal fator; a gengivite – inflamação na gengiva e a periodontite – doença que compromete as estruturas de suporte dos dentes e os fatores de origem não bucal: doenças respiratórias – secreção nasal, catarros (8%), origem intestinal (1%) e outros fatores (1%). É comum as pessoas apresentarem halitose ao acordarem, ou provocada por medicamentos em uso, tabagismo (fumo), ingestão de certos alimentos como cebola, alho e etc., higiene bucal deficiente (falta de escovação dos dentes), língua saburrosa (língua suja), cárie dental e doenças nas gengivas.
Um das principais causas da mau hálito é o stress, pois o indivíduo pode apresentar pouca ou nenhuma produção de saliva e isso aumenta a saburra ou placa bacteriana em cima da língua , provocando um odor desagradável - cheiro de enxofre. O mau hálito cria conseqüências de ordem social, uma "restrição social", pois provoca alterações de comportamento, insegurança ao se aproximar das pessoas, tristeza profunda, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, timidez, dificuldade para sorrir, ansiedade, baixo desempenho profissional quando requer contato com outras pessoas, entre outros. Portanto existe a necessidade de tratamento, pois isso representa um papel desagradável nas relações sociais. Trata-se de um estudo transversal que será desenvolvido em uma amostra representativa dos 985 funcionários do Hospital Universitário da UFES. A amostra foi calculada seguindo os parâmetros prevalência esperada de 50%, nível de confiança de 95% e erro de 5%, resultando em uma amostra de 300 indivíduos. Os dados serão retirados de um estudo amplo que levantará vários problemas bucais nesta população. O projeto das doenças bucais nesta população foi aprovado pelo CEP da UFES.

Data de início: 10/12/2010
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.