ANÁLISE COMPARATIVA DE PROGRAMAS DE PROVIMENTO E FIXAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Resumo: A escassez de profissionais para compor equipes de saúde, especialmente em áreas vulneráveis, é um desafio para a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil e no mundo. Para enfrentá-lo, diversas estratégias foram desenvolvidas no Brasil, destacando-se o Programa Mais Médicos (PMM) e o Programa Médicos pelo Brasil (PMpB). No Espírito Santo (ES), devido ao desmonte do PMM e à baixa cobertura da assistência, foi criado o programa Qualifica-APS, que amplia a estratégia para outras categorias profissionais além dos médicos. Com a retomada do PMM, coexistem no ES profissionais médicos de três programas de provimento (dois federais e um estadual), além de outros tipos de vínculo e trajetórias formativas diferentes. Nesse cenário, é crucial investigar o desenvolvimento desses programas para avaliar a qualidade do serviço na APS e analisar o processo de formação dos profissionais, visando qualificar os programas e a política de APS. O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar os programas de provimento e fixação de profissionais de saúde no ES, considerando a formação, a qualidade da APS e a percepção de profissionais e usuários. Utilizando métodos mistos, a pesquisa inclui: análise documental dos planos de cursos e matrizes de competência dos três programas; avaliação da qualidade da APS com usuários usando o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool - Brasil) e coleta de dados para caracterizar o perfil dos participantes; e uma abordagem qualitativa com profissionais sobre a transformação das práticas de cuidado na APS. Os resultados contribuirão para o escopo de evidências de programas e políticas públicas, explorando a comparação entre programas de provimento de profissionais, ainda pouco investigada no Brasil. Espera-se compreender o processo formativo dos programas e a qualidade da APS no ES em diferentes cenários formativos, visando melhorar a gestão da APS ao identificar atributos essenciais que precisam ser qualificados, o que resultará em melhores intervenções e direcionamento de políticas públicas. Acredita-se também que a avaliação da qualidade da APS nesses programas pode elucidar diferenças metodológicas de intervenções pedagógicas e educativas, identificando as mais eficazes na transformação das práticas em saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Data de início: 04/08/2023
Prazo (meses): 72
Participantes:
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Nome |
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Coordenador | CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI |
Pesquisador | ANA PAULA SANTANA COELHO ALMEIDA |
Pesquisador | WELINGTON SERRA LAZARINI |
Vice-Coordenador | THIAGO DIAS SARTI |