A interprofissionalidade na Residência Multiprofissional no contexto da APS

Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) exerce papel fundamental na implementação das políticas públicas e representa o primeiro acesso do usuário aos serviços de saúde. Aborda os problemas mais comuns vivenciados na comunidade com ações de prevenção, cura e reabilitação, além, da integração com os demais níveis de atenção. Assim como em grande parte dos países ao redor do mundo, no Brasil, com a criação do SUS em 1988, a APS foi o principal modelo de atenção à saúde escolhido. A Política Nacional de Atenção Básica foi instituída em 2006 e estabeleceu as diretrizes para organização da APS de acordo com os princípios do SUS, consagrando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como a principal estratégia para implementação da APS no país. A mudança no modelo de atenção à saúde gerou a necessidade de mudança na formação dos profissionais de saúde para atuação no contexto do SUS. Objetivando sanar essa lacuna, o país começou a fomentar a Educação Permanente em Saúde e, em 2004, foi criada a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) foram criadas em 2005 e são voltadas para a educação em serviço, com o intuito de formar profissionais para uma atuação diferenciada no SUS. Por meio dos seus princípios norteadores, são um espaço propício para o desenvolvimento da EPS. Dentre as várias iniciativas para estimular os processos de formação dos profissionais em saúde destaca-se a Educação Interprofissional (EIP), que visa produzir a prática colaborativa, capaz de melhorar a qualidade da assistência à saúde e ampliar a resolubilidade do atendimento por meio da ação conjunta de profissionais e do atendimento integral. Este projeto será realizado em três etapas. Na primeira, será realizada uma revisão da literatura para analisar como a interprofissionalidade tem sido desenvolvida nas RMS no contexto da APS no país. Desta forma, obter-se-á um aprofundamento na temática que servirá para compreender a complexidade do assunto e basear o desenvolvimento das etapas posteriores. Na segunda etapa, será realizado um relato de experiência sobre a atuação interprofissional de uma equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) no contexto da Pandemia de COVID-19 no município de Vitória-ES. Na terceira etapa, será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como norteadora a seguinte questão: Como ocorre a atuação interprofissional na Residência Multiprofissional em Saúde da Família no contexto da APS? Esta etapa será realizada no município de Vitória-ES. Desta forma, ampliar-se-á a compreensão de como tem sido desenvolvida a interprofissionalidade na RMSF.

Data de início: 01/05/2023
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado LILIAN BERTANDA SOARES
Coordenador CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI
Acesso à informação
Transparência Pública

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