ATENÇÃO PRIMÁRIA E A POPULAÇÃO TRANSGÊNERO: DA PRÁTICA CLÍNICA ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Resumo: INTRODUÇÃO: A população transgênero em uma sociedade binária tem sido alvo de discriminação e vítima de estigma, sendo julgada por anos como uma anomalia e uma patologia psiquiátrica. Estes elementos têm levado a disparidades nos cuidados de atenção à saúde causando um impacto neste segmento da população devido a fatores como a falta de comunicação entre estes pacientes e os seus provedores de cuidados de saúde. A vulnerabilidade do transgênero, ainda mais durante estes tempos de pandemia, denota a necessidade de políticas públicas aliadas a iniciativas de saúde pública, incluindo educação e promoção de saúde, que atinjam não somente a comunidade transgênero mas aos profissionais de saúde que atendem aos mesmos. OBJETIVO: Analisar a atuação dos profissionais da saúde da atenção primária quanto às práticas de saúde desenvolvidas para a população transgênero. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida segundo o “guideline” internacional para pesquisas qualitativas (COREQ) a ser realizado nas Unidades de Saúde da Família pertencentes à Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Vitória, Espírito Santo. Participarão do estudo enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes comunitários, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e profissional/professor de educação física, através de um roteiro de entrevista semiestruturado e posteriormente, passará pela análise temática. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se compreender transversalmente a análise das práxis de saúde prestada na atenção primária, o protagonismo dos profissionais quanto à assistência e articulação de estratégias direcionadas à população transgênero, e por meio deste, identificar as dificuldades e facilidades do atendimento ao planejamento de estratégias. Além disso, contribuir para o desenvolvimento e planejamento de ações de controle através de educação, prevenção e promoção de saúde.

Data de início: 02/01/2022
Prazo (meses): 48

Participantes:

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Coordenador LUIZ CARLOS DE ABREU
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