Avaliando a promoção da saúde e a prevenção do uso de drogas no ambiente escolar na perspectiva dos estudantes

Nome: TIAGO CARDOSO GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/04/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARLUCE MECHELLI DE SIQUEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARLUCE MECHELLI DE SIQUEIRA Orientador

Resumo: A partir da constatação da atual tendência de expansão do consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes, e da iniciação precoce, torna-se necessária a realização de ações e medidas de prevenção junto aos estudantes, e que considerem a escola como ambiente educacional favorável ao seu desenvolvimento saudável. O objetivo do estudo foi avaliar as ações de promoção da saúde e prevenção do uso de drogas de um Projeto de Extensão Universitária realizadas numa escola de ensino fundamental na perspectiva dos próprios estudantes. Foi realizado estudo de caso (grupo focal) para avaliar as ações do Projeto e, complementarmente, um estudo decorte transversal para descrever o perfil escolar, familiar e comunitário dos participantes. O local foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Cuendet (EMEFSC), localizada em Vitória-ES, e a população estudantes do 6º ao 9º anos dos turnos matutino e vespertino, sendo os participantes incluídos entre aqueles selecionados para o projeto Prev-Escola-Multiplicadores em 2013. Para a coleta de dadosforam utilizados um questionário estruturado (questões fechadas e autopreenchimento) e grupo focal. Os dados do estudo transversal foram tabulados e analisados através do programa StatisticalPackage for the Social Science (SPSS 21.0) e, por sua vez, os dados do grupo focal (estudo de caso), foram gravados, transcritos e trabalhados pela técnica de análise temática baseada em Bardin (2000). As ações de promoção da saúde e prevenção do uso de drogas do Prev-Escola-Multiplicadores foram identificadas com fundamentos e princípios dos modelos de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em ambiente escolar, enquanto a descrição do perfil dos participantes identificou variáveis que podem se configurar como fatores relacionados ao desenvolvimento saudávelde crianças e adolescentes. A perspectiva avaliativa dos participantes pode contribuir para um melhor planejamento e implementação de novas práticas efetivas no âmbito dessas ações no cenário da escola.

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