A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem no Processo de Cuidar: Significados Atribuídos Por Docentes e Graduandos de Enfermagem.
Nome: DÉBORA CATARINA PFEILSTICKER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/10/2006
Banca:
Nome | Papel |
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DENISE SILVEIRA DE CASTRO | Examinador Interno |
DINÁ DE ALMEIDA LOPES MONTEIRO DA CRUZ | Examinador Externo |
NAGELA VALADÃO CADE | Orientador |
Resumo: O estudo busca compreender os significados atribuídos por docentes e graduandos
de Enfermagem à Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem
(CIPE®) no processo de cuidar. Na coleta de dados, utiliza a técnica de grupo focal
com dezessete graduandos uma sessão com dois grupos distintos e entrevista
individual com cinco docentes de uma instituição privada de ensino superior do
município de Vitória/ES. Para a análise dos dados, usa a técnica de análise de
conteúdo e discute os resultados a partir de quatro dimensões praxiológica,
comunicativa, cognitiva e política. As concepções manifestadas pelos docentes e
discentes indicaram potencialidades e limites da CIPE®. Essa classificação foi
revelada como um instrumento que promove a organização do cuidado e a
qualidade da assistência, contribui para a autonomia e autoconfiança profissional,
proporciona visibilidade das práticas de Enfermagem e valorização da profissão.
Foram relatadas, como limites para a utilização da CIPE®, a resistência à mudança
de referencial, a falta de domínio teórico-conceitual para seu uso e a ausência de
modelos institucionalizados do Processo de Enfermagem. Conclui que a CIPE® foi
percebida pelos participantes do estudo como um modelo factível para o processo
de cuidar e que a estrutura desse sistema de classificação contribui para o
desenvolvimento do raciocínio clínico, facilitando a Sistematização da Assistência de
Enfermagem.