AURICULOTERAPIA PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Nome: GABRIEL PINTO FERREIRA
Data de publicação: 01/08/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| BARBARA JULIANA PINHEIRO BORGES | Examinador Interno |
| DIÉSSICA ROGGIA PIEXAK | Examinador Externo |
| MARLUCE MECHELLI DE SIQUEIRA | Presidente |
Resumo: Introdução: O estresse corresponde a uma resposta fisiológica e hormonal que
ocorre quando o corpo necessita de adaptação frente a um evento que pode causar
desequilíbrio à homeostase do indivíduo, podendo causar prejuízos a sua qualidade
de vida. Nos últimos anos, a qualidade de vida e o estresse dos estudantes da área
da saúde, entre eles os da enfermagem tem sido questionada. A Enfermagem é a
profissão que está envolvida com o cuidado e por isso é considerada uma das
profissões de maior risco para o desenvolvimento de doenças emocionais. Objetivo:
Avaliar o efeito da auriculoterapia sobre o estresse e a qualidade de vida em
estudantes de Enfermagem de uma universidade pública. Metodologia: Trata-se de
um ensaio clínico randomizado simples-cego. O estudo foi composto por 60
estudantes divididos em 3 grupos: Controle (GC), Auriculoterapia Sham (GAS) e
intervenção (GI). Foram aplicados questionário socioeconômico, o Inventário de
Sintomas de Stress de LIPP (ISSL) para avaliar o estresse e a WHOQOOL breef para
avaliar a qualidade de vida dos estudantes. Os estudantes foram submetidos a 5
semanas de acompanhamento em 3 tempos. O GC foi acompanhado, no GAS foram
aplicados cotovelo, orelha externa, joelho e ouvido interno. Já no GI foi aplicado a
auriculoterapia verdadeira nos pontos: shen men, tronco encefálico, rim, simpático,
pulmão e fígado e ansiedade. Os testes de Friedman e Kruskal Wallis com correção
de Bonferroni foram utilizados para avaliar diferenças significativas entre os tempos
com nível de significância de p> 0,05. Resultados: Em relação ao estresse houve
uma diminuição no número de estudantes que estavam em fases mais graves do
estresse, apesar disso não houve diferenças significativas entre os grupos, somente
o grupo placebo apresentou diferença estatística ao longo do tempo (p = 0,045). Em
relação a qualidade de vida o grupo controle apresentou significância (p = 0,009) em
comparação aos outros grupos nos domínios físicos, psicológico e relações sociais.
Conclusão: A auriculoterapia melhorou os níveis de estresse e a qualidade de vida
entre os estudantes. Mais estudos são necessários para avaliar como a
auriculoterapia pode contribuir para diminuição do estresse e melhora da qualidade
de vida dos estudantes.
