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A INTERPROFISSIONALIDADE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Nome: LILIAN BERTANDA SOARES

Data de publicação: 27/11/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI Presidente
GRACE KELLY FILGUEIRAS FREITAS Examinador Interno
PRISCILLA CARAN CONTARATO Examinador Externo
RAMONA FERNANDA CERIOTTI TOASSI Examinador Externo
RAQUEL BARONI DE CARVALHO Examinador Interno

Resumo: INTRODUÇÃO: As Residências Multiprofissionais em Saúde voltam-se para a
educação em serviço e são fomento para a Educação Interprofissional (EIP) e
Prática Colaborativa (PC) por possibilitarem o convívio com uma equipe
multiprofissional. OBJETIVO: Compreender a prática interprofissional na Residência
Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), abordando a educação e o trabalho
no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). METODOLOGIA: O estudo foi
realizado em duas etapas. Na primeira, realizou-se uma revisão de escopo da
literatura para identificar e mapear a literatura sobre a EIP em Residências
Multiprofissionais em Saúde no contexto da APS no Brasil, destacando suas práticas
e os fatores que influenciam seu desenvolvimento. A seleção de artigos foi realizada
em bibliotecas e bases de dados, entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, por
duas pesquisadoras, de forma independente, utilizando o software Rayyan®. A
segunda etapa trata de uma pesquisa descritiva-exploratória, de natureza qualitativa,
realizada em Vitória, Espírito Santo, com profissionais residentes da RMSF ofertada
pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) há pelo
menos seis no Programa. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com um
roteiro semiestruturado. Para a análise de dados de ambos os estudos, utilizou-se a
Análise de Conteúdo Temática, proposta por Minayo, com o auxílio do software
IRAMUTEQ na etapa final. Utilizou-se os domínios essenciais para o
desenvolvimento da PC, propostos pelo National Interprofessional Competency
Framework, elaborados pelo Canadian Interprofiessional Health Collaborative
(CIHC) em 2010, como referencial para a análise. RESULTADOS: Foram
selecionados seis textos para compor a primeira etapa deste estudo. A análise do
material mostrou que a EIP, exercida por meio das RMSF, vem promovendo
mudanças no processo de trabalho e no relacionamento interpessoal das equipes,
além de transformações no próprio cenário, que precisa oferecer o suporte
necessário à nova forma de atuação profissional, a prática. Reforçou também, que a
EIP em RMSF melhora a colaboração entre profissionais, fortalece a assistência na
APS e fornece ideias para otimizar políticas e práticas no Sistema Único de Saúde
(SUS). Já a segunda etapa contou com a participação de 30 profissionais
residentes, de dez categorias profissionais distintas, distribuídos em oito campos de
práticas. Os resultados revelaram que a EIP não se encontra consolidada na RMSF,
embora os residentes apresentem concepções semelhantes sobre os termos EIP e
PC. Foi evidenciado o papel exercido pelo gerente da APS e pelas equipes
multiprofissionais para o desenvolvimento da EIP e da PC por meio da RMSF. As
principais práticas identificadas foram as reuniões de equipe, os grupos, as ações de
educação em saúde e os atendimentos em conjunto. CONCLUSÃO: A pesquisa
evidencia a atuação da gestão no desenvolvimento da EIP e da PC nos cenários de
prática nos quais, a RMSF está inserida e destaca a atuação do preceptor e das
equipes multiprofissionais.O estudo reforça a ideia de que o desenvolvimento da EIP
e da PC perpassa pela oportunização de espaços e momentos no cotidiano da APS,
como a reunião de equipe, em que os diversos saberes representados pelos
profissionais e usuários, interagem, com intencionalidade para promoção da EIP.
Considera-se a RMSF importante espaço para a EIP e PC.

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