ÁLBUM SERIADO SOBRE AMAMENTAÇÃO BASEADO NA TEORIA INTERATIVA DE AMAMENTAÇÃO: ESTUDO DE VALIDAÇÃO E INTERVENÇÃO
Nome: THAMIRES FONTOURA CANTALEJO
Data de publicação: 07/08/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
CANDIDA CANICALI PRIMO | Presidente |
ELIANE DE FATIMA ALMEIDA LIMA | Examinador Interno |
MARIALDA MOREIRA CHRISTOFFEL | Examinador Externo |
Resumo: Introdução: Amamentar é um processo fisiológico natural, entretanto sofre influência
de inúmeros fatores que dificultam sua adesão e continuidade. No Brasil, a
prevalência da amamentação exclusiva apresenta mediana de duração de apenas
três meses, o que reforça a necessidade de se empregar estratégias e fortalecer
políticas públicas em prol do retorno à prática da amamentação. Objetivo: Validar a
aparência do álbum seriado sobre amamentação; avaliar o conhecimento de
gestantes em relação à amamentação; avaliar o efeito da aplicação do álbum seriado
no conhecimento das gestantes sobre amamentação. Método: Na primeira etapa, foi
realizado um estudo de avaliação de aparência e, na segunda etapa, um estudo
quase-experimental, longitudinal, em que um único grupo foi avaliado quanto ao
conhecimento em relação a amamentação antes e após a realização de uma
intervenção utilizando o álbum seriado. A pesquisa foi desenvolvida em um hospital
universitário, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
(EBSERH). A avaliação da aparência do álbum seriado foi realizada com gestantes e
puérperas internadas na maternidade do hospital e a etapa de intervenção utilizou o
álbum seriado com as gestantes em acompanhamento pré-natal, no ambulatório
anexo ao hospital. Resultados: Na etapa de avaliação da aparência com o público-
alvo, a amostra foi composta por 101 participantes entre puérperas e gestantes, que
avaliaram o álbum quanto ao seu objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e
a motivação, obtendo um Índice de Validade de Aparência-Total de 0,94, considerado
excelente. Ao todo 26 gestantes em acompanhamento pré-natal participaram da
intervenção utilizando o álbum seriado sobre amamentação. A análise de
conhecimento realizada com as participantes do estudo revelou que o nível de
conhecimento variou em intermediário a adequado antes da intervenção e 30 dias
após a intervenção o número de acertos aumentou, com a maioria das gestantes
alcançando um nível de conhecimento adequado. Conclusão: O álbum seriado sobre
amamentação baseado na Teoria Interativa de Amamentação foi validado quanto a
sua aparência por gestantes e puérperas e contribuiu positivamente para o aumento
do nível de conhecimento em relação a amamentação.