PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INSERÇÃO NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Nome: CRISTIARA FERREIRA LIMA AMITE

Data de publicação: 26/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETE REGINA ARAUJO DE OLIVEIRA Examinador Interno
EMILIO TELESI JUNIOR Examinador Externo
FABIANA GONRING XAVIER Coorientador
MARLUCE MECHELLI DE SIQUEIRA Presidente

Resumo: Introdução: A principal política pública relacionada ao tema, a Política Nacional de
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, reforça a necessidade de
formação de recursos humanos e educação permanente aos profissionais para uma
efetiva implementação e ampliação do acesso aos usuários. Para tanto, traz como
ações estratégicas em suas diretrizes a introdução de disciplinas na temática na
formação profissional em saúde, isto é, na graduação e pós-graduação. Objetivo:
realizar o diagnóstico situacional do ensino, pesquisa e extensão das PICS no Centro
de Ciências da Saúde de uma universidade pública. Trata-se de um estudo
transversal, documental, descritivo de abordagem quantitativa sobre a oferta de
disciplinas e conteúdo em PICS a nível de ensino, pesquisa e extensão no período
de janeiro de 2020 a dezembro de 2023, sendo a coleta de dados realizada de junho
a dezembro de 2023. O estudo foi desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa
Investigação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (iPICS).
Resultados: No ensino, constatou-se disciplinas de homeopatia e fitoterapia, do tipo
optativa, nos cursos de graduação de medicina, farmácia e nutrição; na enfermagem

constatou-se disciplina obrigatória que aborda o assunto das PICS; na pós-
graduação residência multiprofissional há uma disciplina de PICS no eixo transversal,

do tipo obrigatória; nos programas de mestrado e doutorado em saúde coletiva,
mestrado de enfermagem e ciências farmacêuticas, também encontra-se registro de
disciplinas e conteúdos afins. Na pesquisa, há dois grupos de pesquisas, e o registro
de 174 publicações científicas; na extensão, 19 atividades. Sobressaem temas
generalizadamente às PICS, e especificamente relacionados às plantas
medicinais/fitoterapia no ensino (60%) e na pesquisa (20,1%); e meditação (26,3%)
na extensão. Conclusões: o diagnóstico situacional evidenciou a presença das PICS
no ensino de graduação e pós-graduação, a existência de grupos de pesquisas e
pesquisas desenvolvidas e atividades extensionistas no CCS da universidade.

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