Assistência pré-natal no contexto da pandemia de Covid-19 segundo trabalhadores da Atenção Primária à Saúde
Nome: DEBORA NUNES FERNANDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/11/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI | Orientador |
RITA DE CÁSSIA DUARTE LIMA | Co-orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANGELICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA | Examinador Interno |
CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI | Orientador |
DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA ZOCCHE | Examinador Externo |
ÉRICA MARVILA GARCIA | Suplente Externo |
MÁRCIA VALÉRIA DE SOUZA ALMEIDA | Suplente Interno |
Páginas
Resumo: INTRODUÇÃO: A pandemia por COVID-19 representa um dos maiores
desafios sanitários em escala mundial deste século. Houve demanda de
reorganização dos serviços de pré-natal na Atenção Primária à Saúde, que
poderia ser apoiada pelo desenvolvimento de iniciativas de Educação
Permanente em Saúde. OBJETIVO: Analisar a vivência de profissionais da
Atenção Primária à Saúde na assistência pré-natal no município de Marataizes,
Espírito Santo, Brasil, no contexto da pandemia de COVID-19. MÉTODO:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, visando
à compreensão da realidade em seu contexto. Participaram do estudo 12
trabalhadores que atuavam no pré-natal na Atenção Primária à Saúde no
município no contexto da pandemia de COVID-19. Foram realizadas
entrevistas individuais por meio de um roteiro-guia constituído por questões
relacionadas ao cotidiano da assistência pré-natal. Os dados foram analisados
por meio da análise do conteúdo temática. RESULTADOS: Este estudo
revelou mudanças na organização dos serviços de saúde. O desconhecimento
sobre a doença e suas consequências influenciaram na prestação da
assistência pré-natal e atuaram como possíveis barreiras de acesso, mesmo
após a retomada dos atendimentos eletivos a este grupo. Novas formas de
comunicação precisaram ser estabelecidas com as gestantes, por meio de
ferramentas como o WhatsApp. Além disso, a Educação Permanente em
Saúde foi fundamental no processo de capacitação dos profissionais para
atuarem nesta nova realidade de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi
evidenciado, diante da necessária reorganização da atenção pré-natal, que os
serviços precisaram incorporar o uso de novas tecnologias, tanto para
comunicação com as gestantes quanto para otimizar suas atividades e
desenvolver estratégias de Educação Permanente em Saúde. Buscaram,
dessa forma, garantir que a rede de atenção maternoinfantil pudesse manter-se resolutiva e de forma coordenada, voltada às necessidades das gestantes
nesse contexto de incertezas e desafios.