Uso de Tecnologias para Orientação Educativa na Avaliação do Conhecimento das Gestantes Sobre o Parto

Nome: THAIS NUNES VICENTE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BARBARA ALMEIDA SOARES DIAS Examinador Externo
CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI Suplente Interno
EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO Orientador
KATRINI GUIDOLINI MARTINELLI Examinador Interno
SILVIA DAS DORES RISSINO Coorientador

Páginas

Resumo: A gravidez é um período de intensas transformações físicas e emocionais e, diante
de tantas alterações, sentimentos como medo e insegurança são comumente
vivenciados. Assim, o cuidado pré-natal, além de monitorar a evolução da gravidez,
constitui-se como fonte de acolhimento, aprendizado e apoio. Dessa forma, a
realização de atividades de educação em saúde contribui para a qualificação da
assistência, além de ser uma estratégia fundamental para sanar dúvidas, promover
autonomia e empoderamento da mulher, proporcionando uma melhor vivência da
sua gestação, parto e maternidade. O objetivo deste estudo foi verificar o
conhecimento de gestantes, que se encontravam no terceiro trimestre, sobre
assuntos relacionados ao trabalho de parto e partono Espírito Santo. Foi realizado
um estudo transversal com 100 gestantesde terceiro trimestre gestacional, com
idade igual ou maior que 20 anos, e que residiam no estado do Espírito Santo. A
coleta de dados ocorreu de forma on-line entre setembro/2021 e março/2022 por
meio de um questionário eletrônico construído na plataforma REDCap (Research
Eletronic Data Capture) contendo questões sobre características socioeconômicas,
histórico obstétrico, dados da gestação atual, preferências para o parto e
conhecimento sobre trabalho de parto e o parto. A avaliação do conhecimento sobre
parto foi realizada pelo Sistema EOR (Elogiar-Orientar-Recomendar). As
participantes da pesquisa, em sua maioria eram jovens, com renda familiar maior
que três salários-mínimos, com emprego remunerado, nível superior completo e que
viviam com o(a) companheiro(a). Com relação ao histórico obstétrico, a maior parte
estava em sua primeira gestação, todas realizavam acompanhamento pré-natal,
para a maior parte o acompanhamento, sendo realizado no serviço privado, pelo
médico e com início antes da 13a semana de gravidez. A maior parcela buscou ou
recebeu informações sobre parto durante a gestação e tinha como preferência o
parto vaginal. Na avaliação do conhecimento sobre parto e classificação EOR, 42%
das participantes receberam o “Elogiar”, 41% receberam o “Orientar” e 17%
receberam o “Recomendar”. Na classificação EOR, o elogiar esteve associado ao
fato de ter buscado ou recebido informações sobre parto (p=0,000), ter nível superior
completo (p=0,007), renda familiar maior que cinco salários-mínimos (p=0,032),
residir com até dois moradores no domicílio (p=0,036), realização do
acompanhamento pré-natal no serviço privado (p=0,030) e preferência pelo parto
vaginal (p=0,000). A utilização do sistema EOR que se mostrou eficiente para avaliar
o conhecimento das gestantes sobre parto, e por meio dele fazer as orientações
necessárias observadas a partir das lacunas de conhecimento, de forma a fortalecer
a autonomia e encorajar a busca por informações.

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