COMPREENSÃO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE

Nome: MONALIZZA DE SOUZA CARVALHO CALAZANS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLÁVIA BATISTA PORTUGAL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÂNDIDA CANIÇALI PRIMO Examinador Interno
FLÁVIA BATISTA PORTUGAL Orientador
JÚLIA VALÉRIA DE OLIVEIRA VARGAS BITENCOURT Coorientador
MAVILDE DA LUZ GONÇALVES PEDREIRA Examinador Externo

Resumo: Introdução: O tema Segurança do Paciente torna-se cada vez mais relevante no cenário da saúde atual. Dessa forma, o compromisso com a educação e a formação dos profissionais da área da saúde assumem destaque, uma vez que os estudantes se tornarão profissionais que prestarão assistência ao paciente, estando susceptíveis a erros decorrentes do cuidado ao indivíduo. Objetivo: Analisar a compreensão dos estudantes de Enfermagem de uma Universidade Pública do Espírito Santo, acerca das questões relacionadas ao erro humano e Segurança do Paciente. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta pelos discentes do curso de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde e do Departamento de Ciências da Saúde do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, ambos departamentos da UFES. Resultados: Participaram da pesquisa 138 estudantes, com predomínio do sexo feminino (n=127; 92,0%) e idade entre 20 e 46 anos. Em relação aos aspectos conceituais, pode-se observar que 63% (87) dos estudantes discordaram fortemente ou discordaram que cometer erros na área da saúde é inevitável. Também discordaram fortemente ou discordaram que profissionais competentes (64,5%) e estudantes comprometidos (71,0%) não cometem erros que causam danos aos pacientes. Quanto aos aspectos atitudinais, a maioria dos graduandos concordou fortemente ou concordou (94,9%) que, para implementar medidas de prevenção de erros humanos, sempre se deve instituir uma análise sistêmica dos fatos. E, a maioria discordou fortemente ou discordou (86,2%) que sistemas para relatar a ocorrência dos erros fazem pouca diferença na redução de futuros erros. Conclusão: O estudo permitiu analisar a percepção dos discentes sobre erro humano e Segurança do Paciente. Os resultados indicam que os participantes carecem da conscientização de que errar é humano. Diante disso, destaca-se a necessidade de fomentar a inclusão do tema e desenvolver ainda na graduação a efetiva incorporação da cultura da Segurança do Paciente, com o entendimento que o erro, pode gerar ações de melhoria desde que estes recebam tratativas adequadas.

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