A vida como política de formação em Odontologia
Nome: CONRADO ALMEIDA SCHUAB
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/05/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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ADAUTO EMMERICH OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ADAUTO EMMERICH OLIVEIRA | Orientador |
AISSA AFONSO GUIMARÃES | Examinador Externo |
ALINE GUIO CAVACA | Suplente Externo |
EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO | Suplente Interno |
ELIANA ZANDONADE | Examinador Interno |
Páginas
Resumo: Na contemporaneidade, a Odontologia assim como as demais profissões de
saúde, caminha sustentando de maneira hegemônica o modelo biomédico
descontextualizado dos determinantes políticos, socioeconômicos, afetivos,
culturais, ambientais e libidinais que caracterizam o paradigma vigente de
pensar/fazer/agir em saúde. Assim posto, a formação do cirurgião-dentista se dá,
em muitas Instituições de Ensino Superior, na contracorrente dos princípios do
Sistema Único de Saúde e às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Graduação em Odontologia. Tentar compreender como o processo de formação
em Odontologia fornece subsídios para a atuação profissional no campo social é
o desafio deste estudo. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de
inspiração cartográfica envolvendo cinco estudantes do Curso de Graduação em
Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, na qual a produção do
material foi realizada através de entrevistas e observação. A apresentação do
material se deu nos moldes de um romance institucional, no qual um personagem
conceitual possibilitou a emersão dos acontecimentos evidenciando que a
formação do cirurgião-dentista no curso de graduação é marcada por um
tecnicismo dissociado de um discurso crítico e reflexivo especialmente no tocante
do paradigma vigente de saúde no Brasil.