A vida como política de formação em Odontologia

Nome: Conrado Almeida Schuab
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/05/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Adauto Emmerich Oliveira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adauto Emmerich Oliveira Orientador
Aissa Afonso Guimarães Examinador Externo
Aline Guio Cavaca Suplente Externo
Edson Theodoro dos Santos Neto Suplente Interno
Eliana Zandonade Examinador Interno
Túlio Alberto Martins de Figueiredo Coorientador

Resumo: Na contemporaneidade, a Odontologia assim como as demais profissões de
saúde, caminha sustentando de maneira hegemônica o modelo biomédico
descontextualizado dos determinantes políticos, socioeconômicos, afetivos,
culturais, ambientais e libidinais que caracterizam o paradigma vigente de
pensar/fazer/agir em saúde. Assim posto, a formação do cirurgião-dentista se dá,
em muitas Instituições de Ensino Superior, na contracorrente dos princípios do
Sistema Único de Saúde e às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Graduação em Odontologia. Tentar compreender como o processo de formação
em Odontologia fornece subsídios para a atuação profissional no campo social é
o desafio deste estudo. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de
inspiração cartográfica envolvendo cinco estudantes do Curso de Graduação em
Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, na qual a produção do
material foi realizada através de entrevistas e observação. A apresentação do
material se deu nos moldes de um romance institucional, no qual um personagem
conceitual possibilitou a emersão dos acontecimentos evidenciando que a
formação do cirurgião-dentista no curso de graduação é marcada por um
tecnicismo dissociado de um discurso crítico e reflexivo especialmente no tocante
do paradigma vigente de saúde no Brasil.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105