ESTRESSE OCUPACIONAL E FATORES ASSOCIADOS: UM ESTUDO EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Resumo: Entende-se por estresse a reação inespecífica do organismo perante qualquer evento positivo ou negativo que altere a vida do indivíduo (LIPP, 2003). A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 90% da população mundial sofre algum nível de estresse, e no Brasil chega a atingir 70% da população (WHO, 2002). O cenário está relacionado ao desenvolvimento de várias doenças crônicas não transmissíveis como a depressão, o câncer, a hipertensão e o diabetes (ALVES; FERNANDES; FAGUNDES, 2015). Neste contexto, estudos na área são de suma importância a fim de identificar os propulsores e/ou desencadeadores de estresse nos indivíduos. Dessa forma tem-se como objetivo avaliar o nível de estresse ocupacional e fatores associados de docentes da área de humanas e naturais da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma investigação observacional, transversal, descritiva, de abordagem e quantitativa, no qual farão parte os docentes do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCNH/UFES), no qual serão convidados todos os docentes a participar do estudo. A abordagem se dará em um único momento, no qual serão coletados dados socioeconômicos, sociodemográficos, antropométricos e oscilométricos, além de avaliação do nível de estresse, dos hábitos alimentares e dos hábitos de vida.
Data de início: 24/06/2016
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | MONICA CATTAFESTA |
Coordenador | LUCIANE BRESCIANI SALAROLI |
Pesquisador | FABÍOLA LACERDA PIRES SOARES |