CUSTEIO DE MENSALIDADES NOS CURSOS DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR
PRIVADO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Nome: CAROLINE FEITOSA DIBAI DE CASTRO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 08/03/2023
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
THIAGO DIAS SARTI Co-orientador
MARIA ANGELICA CARVALHO ANDRADE Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
THIAGO DIAS SARTI Coorientador
RITA DE CÁSSIA DUARTE LIMA Examinador Interno
MARIA ANGELICA CARVALHO ANDRADE Orientador
ERIKA MARIA SAMPAIO ROCHA Examinador Externo
ANA PAULA SANTANA COELHO ALMEIDA Examinador Interno

Páginas

Resumo: A formação superior num país é relevante no tocante ao desenvolvimento do seu capital
intelectual humano e seus aspectos socioeconômicos, além de exercer importante papel na
solução de diversos problemas sociais. Nesse contexto, há de se considerar as dificuldades
relacionadas tanto ao ingresso como à permanência nos cursos de graduação no Brasil, uma vez
que temos um sistema de ensino superior híbrido: público-privado. De um lado, há o dilema de
sistema público, que não é universal e que nos revela instituições cada vez mais sucateadas,
desmontadas, com insuficiência paulatina de recursos financeiros e materiais e mais
direcionadas à população vulnerável mediante um sistema de cotas sociais e raciais. De outro
lado, há um cenário privatista com um quantitativo expressivo de instituições de ensino superior
particulares distribuídas em todo o país (84%), utilizado em larga escala pela classe média
brasileira. Nesse sentido, as bolsas de estudos governamentais, institucionais, o financiamento
estudantil e o pagamento direto das mensalidades dos discentes as essas instituições de ensino
superior devem ser avaliados conjuntamente quanto aos entraves e às dificuldades tanto no
acesso quanto na permanência no ensino superior sob um olhar de toda dinâmica
socioeconômica da família brasileira, de forma a entender melhor a configuração da realidade
desses diferentes tipos de custeio na formação de recursos humanos na sociedade, ainda mais
quando considerado o cenário atual de instabilidade em todos os setores produtivos da nação
gerados pela pandemia da COVID-19. O objetivo desta tese foi identificar as repercussões
causadas pela pandemia da COVID-19 nos estudantes da área da saúde no tocante ao custeio e
ao financiamento da educação superior quanto ao acesso e permanência em Instituição de
Ensino Superior Privada no Espírito Santo que, junto aos objetivos específicos deram frutos a
artigos científicos, capítulos de livros e apresentação em congresso de relevância. A tese foi
fundamentada na legislação brasileira que, à luz dos textos constitucionais, abordou a temática
em questão. As buscas foram realizadas junto aos órgãos e entidades públicas disponibilizadas
em sítios eletrônicos do Ministério da Educação e Cultura, do Instituto Nacional de Ensino e
Pesquisa e de dados secundários de outras pesquisas que abordaram o tema e subsidiaram e
contextualizaram o objeto de pesquisa deste estudo. A metodologia da pesquisa foi quantitativa
conforme abordagem de cada artigo desenvolvido. Num primeiro momento, foi aplicado um
questionário online junto aos discentes de todos os períodos e cursos da área da saúde:
enfermagem, fisioterapia, serviço social e medicina de uma instituição de ensino superior
privada na Região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo, através de um questionário com

variáveis sociodemográficas, perfil de custeio e aspectos relacionados a pandemia da COVID-
19 que, juntamente com os dados da pesquisa documental junto à instituição, subsidiaram a

fundamentação da presente tese. Esta tese será um instrumento de gestão da educação superior
no país, tanto para as políticas públicas, quanto para a ordenação do setor privado, a fim de
gerar um olhar diferenciado para a reformulação das políticas sociais educacionais, gerando
debates e reflexões quanto à gestão, a regulação e a democratização do Ensino Superior
Brasileiro, bem como agregar maior conhecimento à comunidade acadêmica na produção de
conhecimento científico na área da saúde, principalmente quando considerada a formação de
profissionais dessa área, a fim de atender as necessidades da população brasileira.

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