ESTUDO DOS TEMPOS ENTRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA E PRÓSTATA EM UMA INSTITUIÇÃO DE REFERENCIA DO ES.

Resumo: O câncer constitui uma das principais causas de adoecimento e morte em todo o mundo. Para o ano de 2012 foi estimado cerca de 14.1 milhões de novos casos, sendo os cânceres de pulmão, mama feminina, colón e reto, próstata, estômago, fígado e colo do útero os mais incidentes. Para este mesmo período, esperou-se aproximadamente 8.2 milhões de mortes por neoplasias malignas no planeta.
O câncer é considerado de bom prognóstico quando detectado e tratado precocemente. Mais recentemente, em novembro de 2012 foi sancionada a Lei de nº 12.732, que dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada estabelecendo prazo para seu início de até 60 dias (BRASIL,2012). Sua instituição relaciona-se com a proposição de um conjunto de ações que pretendem auxiliar estados e municípios a gerenciar os serviços oncológicos da rede pública.
O objetivo deste projeto é verificar os tempos decorridos entre o diagnóstico e o início do tratamento em indivíduos com câncer de mama e próstata, em uma instituição de referência no tratamento do câncer no estado do Espírito Santo.
Será realizadoeEstudo analítico de dados secundários, que compreenderá os casos de tumores malignos de próstata e mama registrados no Hospital Santa Rita de Cássia, durante o período de 2010 a 2011 e 2013 a 2014. Os resultados serão ponderados através de cálculos de frequência, média, mediana e desvio padrão. Para verificar as associações será aplicado o teste qui-quadrado. Será calculado o Odds ratios brutos e ajustados pelo modelo de regressão logística para todas as variáveis que apresentarem p-valor <10%.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ELIANA ZANDONADE
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105