O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO INTERVENÇÃO NO BINÔMIO MÃE-
FILHO COM AUTISMO E OS EFEITOS NOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E

ESTRESSE MATERNOS

Nome: VÍTOR BRANDÃO DE SOUZA

Data de publicação: 26/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANA ZANDONADE Orientador

Resumo: Objetivo: Avaliar os efeitos da atividade lúdica regular e compartilhada entre o
binômio mãe-filho nos níveis de ansiedade e estresse materna de participantes do
Laboratório de Educação Física Adaptada, da Universidade Federal do Espírito Santo
e desenvolver uma tecnologia de ensino em forma de cartilha sobre a importância da
manutenção da saúde materna e da interação mãe-filho na rotina dos cuidados da
criança autista. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, aprovado pelo
Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Centro de Ciências da
Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo e aprovado sob no 5.285.734, com
11 binômios de mãe-filho autista, foram utilizados os seguintes instrumentos:
formulário sociodemográfico, IDATE e Lista de sinais e sintomas de “stress” LSS/VAS.
As intervenções utilizadas foram de contação de história e ginástica historiada. Os
dados foram analisados com o programa IBM SPSS versão 24, com frequência
observada, porcentagem, medidas de tendência central e de variabilidade. O nível de
significância adotado foi de 5%. Utilizou-se o teste Wilcoxon, que é um teste de
hipóteses não paramétrico, para comparar duas amostras emparelhadas.
Resultados: Pode-se afirmar que, no primeiro momento, o de acolhimento, não
ocorreu mudança no estado de ansiedade (p = 0,838), no entanto, após as
intervenções lúdicas, houve diferença estatisticamente significante (p = 0,016, p =
0,029 e p = 0,041) para a ansiedade, bem como diminuição significante dos sinais e
sintomas de estresse (p = 0.008). Conclusão: As atividades lúdicas baseadas na
contação de histórias infantis e ginástica historiada mostraram-se efetivas na redução
da ansiedade e do estresse das mães de crianças autistas. Estes resultados sugerem
que estratégias lúdicas podem ser uma abordagem promissora para auxiliar mães que
enfrentam o desafio diário de cuidar de crianças autistas, proporcionando benefícios
para o bem-estar emocional das mães e potencialmente melhorando a qualidade de
vida da família como um todo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105