CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES DE PRONTO
ATENDIMENTO

Nome: CARLA ADRIANA MARQUES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLÁVIA BATISTA PORTUGAL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO HENRIQUE FIORIN Examinador Interno
ELAINE DREHMER DE ALMEIDA CRUZ Examinador Externo
ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA Examinador Interno
FLÁVIA BATISTA PORTUGAL Orientador
JULIANA DA FONSECA BEZERRA Examinador Externo

Páginas

Resumo: A segurança do paciente, compreendida como a diminuição do risco de
danos desnecessários relacionados à assistência à saúde até um mínimo aceitável,
tornou-se um dos assuntos prioritários nos últimos anos. A maioria dos estudos tem
se desenvolvido em ambientes hospitalares, no entanto, é de fundamental
importância, a realização de estudos sobre a temática em Unidades de Pronto
Atendimento, um dos principais componentes da Rede de Atenção às Urgências do
Sistema Único de Saúde. Objetivos: Conhecer a produção científica publicada na
literatura sobre a segurança do paciente em serviços de urgência e emergência;
identificar as evidências de validade, confiabilidade e responsividade da versão
brasileira do instrumento Questionário de Atitudes de Segurança para Unidades de
Pronto Atendimento; avaliar o clima de segurança nas Unidades de Pronto
Atendimento de Vitória - ES, sob a percepção dos profissionais de saúde que nelas
atuam. Métodos: A pesquisa foi dividida em três etapas. Inicialmente, foi realizada
uma revisão integrativa da literatura sobre segurança do paciente em serviços de
urgência e emergência, com levantamento bibliográfico realizado em outubro de 2020.
No segundo momento, foi desenvolvido um estudo metodológico em uma Unidade de
Pronto Atendimento da região metropolitana do Estado do Espírito Santo, objetivando
avaliar as evidências de validade, confiabilidade e responsividade da versão brasileira
do instrumento Questionário de Atitudes de Segurança para Unidades de Pronto
Atendimento. A confiabilidade foi verificada através da análise de consistência interna,
estabilidade e reprodutibilidade. Foram testadas a validade e a responsividade do
instrumento. Por fim, foi desenvolvido um estudo transversal em abril e maio de 2022
com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pertencentes a duas
Unidades de Pronto Atendimento da capital do Espírito Santo, objetivando avaliar o
clima de segurança. Foram utilizados dois instrumentos: um questionário para a
caracterização do perfil dos participantes e o Questionário de Atitudes de Segurança.
Os dados foram analisados pelo IBM SPSS Statistics versão 24.0. Para a comparação
entre os domínios, foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis, e a associação de domínios
com seus respectivos fatores de interesse foi realizada através da regressão linear
múltipla com o método de seleção de variáveis forward. Resultados: O estudo de
revisão resultou em 43 artigos categorizados em quatro eixos temáticos, conforme o
tipo de serviço de urgência e emergência em que a pesquisa foi desenvolvida. O
estudo de avaliação das propriedades psicométricas do Questionário de Atitudes de
Segurança apontou um alfa de Cronbach=0,85, evidenciando ótima consistência
interna. Todos os domínios se correlacionam entre si de maneira positiva e
significativa. Na avaliação da estabilidade, os domínios Satisfação no Trabalho,
Percepção da Gerência e Condições de Trabalho apresentaram fortes correlações.
No terceiro estudo, participaram 172 profissionais. Todos os seis domínios do SAQ
apresentaram escores abaixo do recomendado na literatura. O domínio com a maior
média foi Percepção do Estresse (média = 72,48) e com a menor média, Condições
de Trabalho (média = 38,81). Foram identificadas, para cada domínio, as variáveis
que apresentaram escores médios com diferença estatística. A variável “Você se
sente satisfeito trabalhando em UPA/PA?” apresentou significância com cinco, dos
seis domínios. Estudos apontam que profissionais satisfeitos com o trabalho tendem
a construir um melhor clima de trabalho em equipe. Outra importante variável que
apresentou diferença estatística com os domínios Clima de Segurança e Percepção
do Estresse foi “Possui outro emprego ou vínculo empregatício?”. Os profissionais que
possuíam outro vínculo empregatício apresentaram menores escores nesses

domínios, quando comparado aos profissionais que não possuíam, evidenciando que,
a sobrecarga de trabalho, sobretudo da enfermagem, influencia negativamente no
clima de segurança. Conclusão: A revisão integrativa da literatura permitiu evidenciar
um número incipiente de publicações no Brasil, principalmente voltadas para
Unidades de Pronto Atendimento, o que corroborou para a importância da realização
da presente tese. O segundo estudo apontou que o instrumento Questionário de
Atitudes de Segurança apresenta valores satisfatórios na avaliação das propriedades
psicométricas, mostrando evidências de validade, confiabilidade e responsividade,
estando validado para ser reproduzido em outras Unidades de Pronto Atendimento.
No último estudo, a cultura de segurança, através da mensuração do clima de
segurança, se mostrou extremamente fragilizada, com resultados abaixo do
recomendado pela literatura em todos os domínios do Questionário de Atitudes de
Segurança. Espera-se que os resultados encontrados nesta tese sejam utilizados
pelos gestores, a fim direcionarem ações específicas sobre a temática nas Unidades
de Pronto Atendimento. Ademais, é imprescindível a melhoria das condições de
trabalho, como investimentos em infraestrutura e equipamentos, ampliação das
equipes assistenciais, melhor remuneração dos profissionais e capacitação periódica.
Este estudo é pioneiro em avaliar clima de segurança em Unidades de Pronto
Atendimento no Brasil. Os resultados apontam questões fundamentais, contudo, não
esgotam a discussão sobre a temática, a qual requer avaliação do clima de segurança
em Unidades de Pronto Atendimento pertencentes a outras regiões do país, bem
como, estudos qualitativos para aprofundar a compreensão dos achados desta
pesquisa.

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