DEPENDÊNCIA DE INTERNET, ANSIEDADE, DEPRESSÃO E USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA ADOLESCÊNCIA TARDIA

Nome: GEORGE NUNES BUENO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/07/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA REISEN SARLO Examinador Externo
ANNA MARIA CHIESA Suplente Externo
EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO Orientador
FLÁVIA BATISTA PORTUGAL Examinador Interno
HERMANO TAVARES Examinador Externo

Páginas

Resumo: Com a maior utilização da Internet e das novas tecnologias, principalmente pelos
indivíduos mais jovens, pode-se perceber que os adolescentes demonstram um
padrão de uso intenso, passando cada vez mais tempo diariamente conectados e
também utilizando as redes sociais. A Internet pode proporcionar benefícios, porém
seu uso exagerado pode levar à dependência e trazer prejuízos nos campos tanto
social quanto pessoal dos indivíduos. Na adolescência os indivíduos estão
propensos a vários tipos de transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão.
É também nessa fase que o adolescente parece ser mais resistente às instruções de
seus responsáveis, sendo maior sua susceptibilidade para a experimentação e o
possível uso abusivo de drogas. Os objetivos desta tese foram: verificar a
associação entre a dependência de Internet, as características sociodemográficas e
o padrão de uso de Internet e de mídias sociais; e verificar a associação da
dependência de Internet com a ansiedade, depressão, autoestima e o uso de
substâncias psicoativas em adolescentes de 15 a 19 anos estudantes do ensino
médio em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana da Grande Vitória –
ES (RMGV-ES). Este estudo faz parte de um inquérito epidemiológico seccional de
base escolar, realizado entre os anos de 2016 e 2017, com base em uma amostra
representativa dos estudantes de 15 a 19 anos matriculados no ensino médio da
RMGV-ES. Foram realizadas entrevistas com 2.293 adolescentes, nas quais se
verificou a associação entre a dependência de Internet (Internet Addiction Test –
IAT) com fatores sociodemográficos, uso de substâncias psicoativas (Área 1 do Drug
Use Screening Inventory – DUSI-R), sintomas de ansiedade e depressão (Escala
Hospitalar para Ansiedade e Depressão – HAD) e autoestima (Escala de Autoestima
de Rosenberg – EAR). A análise estatística envolveu o teste qui-quadrado de
Pearson e a regressão logística binária e multinominal. Foram encontradas
associações da dependência de Internet em adolescentes que estavam em séries
iniciais do ensino médio (p=0,001) com os que possuíam chefe da família com baixo
nível de escolaridade (p=0,018), aqueles que passavam quatro ou mais horas por
dia navegando (p<0,001) e os que utilizavam Internet todos os dias da semana

(p=0,004). A dependência de Internet também foi associada ao uso do Twitter (p-
valor=0,040), às razões subjetivas de uso (p=0,001) e aos que deixavam de utilizá-la

por razões sociais (p=0,001). Além disso, o sexo feminino foi associado às maiores
chances de apresentar sintomas ansiosos (ORaj=1,36; IC95%=1,11-1,65) e baixa
autoestima (ORaj=1,92; IC95%=1,00-3,68), enquanto os sintomas depressivos
foram mais frequentes nos estudantes do primeiro ano do ensino médio (ORaj=1,92;
IC95%=1,22-3,00) e nos estudantes de escolas públicas (ORaj=1,43; IC95%=1,06-
1,93). A dependência de Internet também esteve associada à presença de sintomas
ansiosos (ORaj=0,22; IC95%=0,22-0,36) e depressivos (ORaj=0,60; IC95%=0,42-
0,87) e à baixa autoestima (ORaj=0,66; IC95%=0,50-0,87). A associação com o uso
experimental de álcool e outras drogas foi percebida nos adolescentes de raça/cor
preta (ORaj=1,39; IC95%=1,00-1,94) e com ansiedade provável (ORaj=1,39;
IC95%=1,09-1,78). Também foram encontradas associações nos usuários abusivos
de álcool e outras drogas com o sexo masculino (ORaj=1,4; IC95%=1,00-1,94), a
classe social A-B (ORaj=1,56; IC95%=1,05-2,33), o trabalho de forma remunerada
(ORaj=1,55; IC95%=1,19-2,04), a ansiedade provável (ORaj=2,57; IC95%=1,84-
3,60) e a dependência de Internet (ORaj=1,95; IC95%=1,49-2,56). Além disso, os
resultados mostraram que a chance de ser dependente de substâncias psicoativas
aumenta quando o adolescente é dependente de Internet (ORaj=2,16; IC95%=1,46-
3,20), com ansiedade provável (ORaj=3,45; IC95%=2,08-5,71) e depressão possível
(ORaj=1,60; IC95%=1,05-2,43). Os resultados demonstram que há a necessidade
da construção de políticas públicas que foquem na educação de adolescentes e
familiares e na proteção com foco nos mais susceptíveis. A dependência de Internet
está associada aos adolescentes mais jovens, que passavam quatro ou mais horas
por dia navegando e aos que utilizavam Internet todos os dias da semana, bem
como aos que usam o Twitter e às razões subjetivas de uso (lazer e socialização).
Além disso, houve associação também com sintomas de ansiedade, depressão e
com a baixa autoestima, bem como com o uso de substâncias psicoativas.

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