Metodologia do Ensino Superior na Saúde

Código: PGSC-2259
Curso: Mestrado em Saúde Coletiva
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: O ensino superior em saúde no Brasil. Formação do professor universitário objetivando a qualificação no ensino, pesquisa e extensão. O processo ensino-aprendizagem e o planejamento da ação docente. Interação professor-estudante, aprendizagem significativa e metodologias ativas de ensino. O processo pedagógico frente aos desafios da modernidade. Introdução à avaliação no ensino superior em saúde. Análise crítica do papel da didática na formação docente na área da saúde. Elaboração de produtos técnico-científicos.
Bibliografia: Biblografia básica:
1. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
2. GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005. 122p.
3. GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. 283p
4. Flipped classroom: a metodologia para revolucionar o ensino. Disponível em: https://movplan.com.br/blog/flipped-classroom/
5. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Biblografia complementar:
1. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
2. Diretrizes Curriculares Nacionais (diversos cursos da saúde)
3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), 1996
4. Lei Federal 13005/2014- Plano Nacional da Educação (PNE, 2014)
5. Ministério da Saúde. SGTES. Políticas de formação profissional em saúde (Pro-Saúde, VER-SUS, PET-Saúde)

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