Seminário de Pesquisa

Código: PGSC-2238
Curso: Mestrado em Saúde Coletiva
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Ementa:
Visa fornecer aos alunos ferramentas conceituais e metodológicas para o delineamento dos respectivos projetos de dissertação. Temas que serão discutidos: diferentes tipos de pesquisa, objeto e objetivos, o levantamento da literatura, métodos de coleta e análise dos dados. E ainda, criar um espaço para a socialização dos projetos de dissertação em andamento.

Competências e habilidades:
- Elaborar projetos dentro da abordagem qualitativa e/ou quantitativa associados a métodos e técnicas específicas;
- Criticar os projetos de dissertação em andamento.

Bases Tecnológicas:
- Tipos de Estudos;
- Procedimentos Teóricos, Metodológicos e Éticos e
- Projetos de dissertação de mestrandos em Saúde Coletiva (em andamento).

Procedimentos metodológicos:
Leitura de textos, discussão em grupo e apresentação oral dos projetos de dissertação em andamento, buscando enfatizar a co-gestão do processo ensino-aprendizagem.

Avaliação:
Apresentação oral do projeto de dissertação, na fase em que o mesmo se encontra.
Bibliografia: GREENBERG, R.S. Epidemiologia clínica. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GRUBITS, S.; NORIEGA, J.A.V. Método qualitativo: epistemologia, complementaridades e campos de aplicação. São Paulo: Vetor, 2004.

HENNEKENS, C.H.; BURING, J. Epidemiology in medicine. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins, 1987.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

PARRA, F.D.; SANTOS, J.A. Metodologia Científica. Ed.Futura, 2001.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica comparada e aplicação nas áreas de saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003.

TOBAR, F.; YALOUR, M. R. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.

VASCONCELOS, E.M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

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