Title: Nursing consultation to cancer patients undergoing chemotherapy: subsidies for personalized care in Oncology

Summary: Contextualização e Justificativa: O câncer e as doenças cardiovasculares configuram-se de forma isolada, como as principais causas de mortalidade em todo o mundo. Principalmente em decorrência de avanços na terapêutica oncológica, as doenças cardiovasculares nos pacientes com câncer são eventos cada vez mais frequentes. Ademais, o progresso no tratamento oncológico resultou também na maior exposição dos pacientes a fatores de risco cardiovasculares e à quimioterapia com potencial de cardiotoxicidade. O aparecimento de uma complicação cardiovascular pode determinar interrupção do tratamento quimioterápico e comprometer a cura ou o adequado controle do câncer. Nesse contexto, retomando a problemática existente sobre o acometimento de doenças cardiovasculares em pacientes com câncer e a necessidade de um tratamento que vise à prevenção e o manejo dos clusters de sintomas oncológicos e complicações cardiovasculares, advindas do câncer e de sua terapêutica, a realização da assistência de Enfermagem de forma sistematizada através do Processo de Enfermagem, poderá fornecer subsídios para a identificação dos principais diagnósticos de enfermagem e para aplicação de intervenções personalizadas, promovendo maior resolutividade, qualidade de vida para os pacientes e aprimorando a qualidade e cientificidade no atendimento ao paciente com câncer e sua família.
Objetivo: O objetivo geral dessa pesquisa é avaliar o desfecho da Consulta de Enfermagem ao paciente com câncer submetido à quimioterapia ambulatorial, com ênfase na identificação dos clusters de sintomas oncológicos e riscos cardiovasculares associados ao câncer e a terapêutica.
Método: Trata-se de um estudo observacional transversal que será conduzido no Hospital Santa Rita de Cássia, Vitória/ES, entidade filantrópica e referência em tratamento de câncer no Estado do Espírito Santo. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Cassiano Antônio Moraes – CEP/Hucam. Serão incluídos os pacientes que atenderem aos seguintes critérios de elegibilidade: a) idade acima de 18 anos; b) diagnóstico anatomopatológico de neoplasia maligna em estadiamento I, II ou III; e c) pacientes (apenas casos novos) submetidos a quimioterapia ambulatorial. Os critérios de exclusão estabelecidos para este estudo são: a) pacientes com história prévia de tratamento para câncer (quimioterapia, cirurgia, radioterapia); b) pacientes submetidos à radioterapia concomitante; c) pacientes em estadiamento IV; d) pacientes com qualquer comprometimento cognitivo que impeça a compreensão para responder os instrumentos de coleta de dados e e) pacientes que declinarem em participar do estudo. Os instrumentos para coleta de dados incluem: a) Ficha de Caracterização sociodemográfica e clínica a partir da ficha do Registro de Câncer Hospitalar; b) Memorial Symptom Assessment Scale (MSAS) para identificar os clusters de sintomas oncológicos; c) o Escore de Risco de Framingham (ERF) será utilizado para avaliar o risco cardiovascular; e d) O EQ-5D-3L que é um instrumento genérico de medição da qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) que permite gerar um índice representativo do valor do estado de saúde de um indivíduo. Os defechos primários incluem os diagnósticos de enfermagem relacionados aos riscos cardiovasculares associados ao câncer e a quimioterapia e os clusters de sintomas oncológicos. Análise estatística descritiva, bivariada e multivariada serão conduzidas. Diferenças entre as variáveis serão consideradas estatisticamente significativas quando p < 0,05. Todas as análises estatísticas serão processadas no Programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 18.0 (SPSS, Inc., Chicago, IL, USA).

Starting date: 2020-08-03
Deadline (months): 48

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Luís Carlos Lopes Júnior
Researcher * Luciane Bresciani Salaroli
Student Doctorate * Jonathan Grassi Rodrigues
Student Master * Roberto Júnio Gomes Silva
Student Master * Julia Anhoque Cavalcanti Marcarini

Pages

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105