Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

Os professores do programa participaram ativamente da consolidação do Centro Colaborador para avaliação e monitoramento da atenção básica no Espírito Santo. Foi iniciada em 2007 a capacitação de 40 técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. Estes técnicos continuam desenvolvendo ativiadades em parceria e no ano de 2011 haverá uma avaliação do centro para possível extensão das atividades.
Convênio de Cooperação Técnica-Científica, firmado entre a Universidade Federal do Espírito Santo, através da Unidade de Medicina Tropical e Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, para a implantação da Unidade de Medicina Tropical – UFES - Prof. Dr. Crispim cerutti que possibilita o atendimento a diversos pacientes do SUS.
Convenio com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) para capacitação 160 técnicos da rede básica de saúde do SUS através do curso de especialização em Estratégia Saúde da Família. Além do curso de especialização em Epidemiologia para 40 técnicos do nível central da PMV que foi iniciado em 2009. Estes cursos como tem previsto o financiamento da PMV teve que passar por várias instancias da UFES e da PMV para aprovação e fechamento do contrato.
Tendo em vista o crescente número de mulheres acometidas por doenças oncológicas e principalmente o aumento de mulheres matectomizadas a Profª. Maria Helena Costa Amorim e seu grupo de estudos têm prestado importante serviço à comunidade do Espírito Santo através do grupo de Apoio a mulheres mastectomizadas desenvolvido no Hospital Santa Rita de Cássia, hospital referencia do SUS para tratamento oncológico. Além disto, diversos movimentos foram feitos no intuito de consolidar o programa e qualificá-lo tendo em vista uma melhoria de nossa nota e a possibilidade de abertura do nosso doutorado.

Nucleação:

Sendo o PPGSC o único programa de pós-graduação Stricto Sensu no Estado na área de Saúde Coletiva, o impacto na formação de recursos humanos qualificados para a administração pública é grande. Em todas as turmas ingressantes, há candidatos inseridos na gestão municipal, estadual ou federal. As temáticas desenvolvidas por esses alunos dizem respeito na maioria à avaliação e/ou aprimoramento da gestão pública.
Em 2010, 72% dos nossos egressos estão atuando diretamente na rede de assistência e gestão do SUS.
Por outro lado, outros 08 alunos também já estão inseridos na vida acadêmica atuando na rede publica (sendo 3 na própria UFES e 05 em faculdades privadas em Vitória.

Visibilidade:

Desde 2006, firmamos um contrato para realizar atualizações sistemáticas com a finalidade de divulgar todas as informações pertinentes ao programa, com a disponibilização das dissertações de mestrado em arquivo pdf. A nova página encontra-se no seguinte endereço: www.ufes.br/ppgasc

No entanto, a UFES contratou uma empresa para reformular os sites de todos os programas e para que os sites possam fornecer acesso as dissertações e teses. Esses sites estão em fase de desenvolvimento, mas uma versão preliminar pode ser encontrada no site: http://portais4.ufes.br/PRPPG/programas&progr=30001013018P1

Assim que o programa estiver totalmente desenvolvido haverá a substituição das páginas.

Os docentes do programa participaram neste triênio ativamente como consultores ad hoc e membros de conselhos editorais de revistas científicas
nacionais e internacionais, participaram em eventos científicos ministrando palestras e como consultores de agencias de fomento a pesquisa. O que
possibilitou uma maior visibilidade ao programa.
Além disso, os componentes do programa têm participado em diversas instâncias decisórias como a comissão de avaliação da CAPES, além das comissões da ABRASCO.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900