Intercâmbios institucionais

Os intercâmbios têm se dado, principalmente, através de parcerias para a realização de ações voltadas para capacitação de recursos humanos para fazer frente aos desafios da construção e operacionalização do SUS.

Parceria com o Profº Drº Tulio Franco um dos grandes colaboradores do PPGSC, que atualmente está no programa da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Sua contribuição tem se dado através de participação em fóruns de discussão sobre a Saúde coletiva, além da disponibilidade para atuar nas disciplinas de Planejamento e Administração em saúde e Modelos técnicos Assistenciais, em parcerias em projetos interinstitucionais e participação em bancas examinadoras. Participação de docente e discentes do PPGSC em Projeto de Pesquisa - Saúde Suplementar e organização de Livro editado pela HUCITEC.

Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal de Vitória - Assessoria para treinamento de técnicos em Análise de Dados Espaciais em Saúde - financiado pela Prefeitura e Ministério da Saúde/DataSUS – Responsável Profª Drª Ethel Leonor Noia Maciel. Esta parceria se consolida através da solicitação feita pelo PPGSC de um curso de especialização em Epidemiologia para gestão dos serviços de saúde para técnicos da PMV que foi iniciado em dezembro de 2011.

Convênio de Cooperação Técnico-Científica, firmado entre a Unidade de Medicina Tropical da Universidade Federal do Espírito Santo, Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA – Prof. Dr. Crispim Cerutti

Convênio de Cooperação Técnica-Científica, firmado entre a Universidade Federal do Espírito Santo, através da Unidade de Medicina Tropical e Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, para execução de projetos de pesquisa aplicada em doenças endêmicas e epidêmicas.

Cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas para o desenvolvimento de pesquisa - coordenação Profª. Drª Ethel Leonor Noia Maciel.

Parceria com o Laboratório de Imunologia Tumoral do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, coordenado pela Drª. Vivian Rumjanek, contando com a participação Profª. Drª. Maria Helena Costa Amorim. Intercâmbio com alunos de iniciação científica, pesquisa em desenvolvimento sobre a imunoglobolina A - ansiedade e estresse e efeitos de no sistema imunológico de mulheres mastectomizadas.

Outra parceria que possibilitou a ampliação do escopo em nível internacional do programa foi a parceria com a Rede de Pesquisa em Tuberculose através do projeto Innovative approaches for tuberculosis control in Brazil. O projeto" ICOHRTA AIDS/TB in Brazil " treinou com sucesso vários pesquisadores que trabalham na saúde pública durante o período de 2006-2009. Esta nova aplicação ao NHI (Phase II ICOHRTA AIDS/TB grant ) tem como objetivo continuar o treinamento de profissionais de saúde para promoverem ações de impacto no controle da AIDS/TB. Na primeira fase a profa. Ethel Leonor Noia Maciel participou como trainee no Pós-doutorado e coordenou 3 intercâmbios internacionais de alunos do Brasil (UFES) nas área de Tuberculose e TB/HIV com a Universidade de Johns Hopkins Baltimore (EUA). Na fase II deste grant (aprovada em 2010) o programa foi indicado como insitucional member para o projeto (2 U2R TW006883-06). A coordeanção do projeto é do Prof. José Roberto Lapa e Silva da UFRJ.

Outra parceria importante que podemos destacar foi Projeto de Cooperação e Fortalecimento entre os programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFES, do IMS e da UFJF. O projeto foi construído em conjunto pelos três programas e visa o fortalecimento de dois programas: o da UFES e da federal de Juiz de Fora, que com o apoio do IMS pretende qualificar seu corpo docente e seus grupos de pesquisa com o intuito de criar seus programas de doutorado. Esta é uma meta importante dos dois programa que vêem na criação do doutorado uma oportunidade de fortalecimento dos grupos de pesquisa e um aprofundamento dos trabalhos científicos realizados e com isso, a possibilidade de publicação de revista com melhores fatores de impacto.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900