Histórico

A criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) tem início da década de 1990, a partir da a criação do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), no âmbito do Departamento de Medicina Social do Centro Biomédico, com a proposta de se tornar um núcleo de estudos interdisciplinares e multiprofissional, agregando profissionais, docentes e pesquisadores das diversas e diferentes áreas do conhecimento na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em outras instituições de saúde no Estado do Espírito Santo, Brasil.
A proposta do PPGSC foi elaborada com a premissa de que a produção do conhecimento na área da saúde precisaria redirecionar os paradigmas do isolamento, da fragmentação dos saberes, substituindo-os pelo exercício de uma prática mais integral e interdisciplinar.
A partir de esforços de vários professores , sob a coordenação Dr. Tulio Alberto Martins de Figueiredo, em 14 de outubro de 1998, o PPGSC foi criado pelo Conselho Universitário da UFES. A implantação do PPGSC ocorreu a partir de 1999, e ampliou as possibilidades dos profissionais,que atuam nos serviços de saúde, nas diversas áreas, tais como: assistência, planejamento, gestão, avaliação e execução das políticas de saúde, para a construção de um espaço adequado à discussão de temas de Saúde Coletiva relacionados ao Espírito Santo e do Brasil. Nesse sentido, o PPGSC atua organizando, ampliando e consolidando uma base conceitual, histórica, filosófica, política e metodológica, a fim de intervir na realidade, a partir de uma postura crítica e voltada para a necessidade de vivenciar uma prática de caráter interdisciplinar.
A partir desse momento, o PPGSC passou a ofertar o curso de Mestrado em Saúde Coletiva, formando profissionais graduados nas diversas áreas de conhecimento, com uma proposta pedagógica pautada em princípios de inovação, de diferenças de ideias, de criatividade e de currículo flexível. Nesse processo, o PPGSC tem-se constituído num espaço privilegiado para o debate, a formulação, implementação e a avaliação de políticas de saúde. Além disso, o PPGSC se destaca pela produção intelectual em temas pertinentes à área de Saúde Coletiva em nível internacional, sem perder a perspectiva regional.
Ao longo dos anos o PPGSC veio se consolidando por meio do seu corpo docente interdisciplinar, composto por professores de diferentes formações, tais como: enfermagem, medicina, odontologia, psicologia, ciências sociais, serviço social, estatística e nutrição. Esses diferentes campos de conhecimento encontraram no PPGSC um ambiente propício à produção intelectual comprometida com a formação em Saúde Coletiva.
Oito anos depois da titulação da primeira Mestre em Saúde Coletiva formada pelo programa, a Médica Denise Rozindo Bourguignon, o PPGSC conquistou autorização junto à Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) do Brasil, para oferecer à sociedade o curso de Doutorado em Saúde Coletiva, em 2012, mantendo-se fiel à sua proposta inicial e à toda sua trajetória vitórias. Esse percurso consolidado já permitiu a titulação da primeira doutora em Saúde Coletiva formada pelo PPGSC, a Enfermeira Kallen Dettmann Wandekoken.
Deve-se ressaltar que, desde 2015, o PPGSC tem se direcionado para uma formação de excelência na área de Saúde Coletiva no Brasil e no Mundo. Pois o programa tem incorporado doutores para realização de Estágio Pós-Doutoral, e alunos estrangeiros regularmente matriculados no curso, para serem titulados em níveis de Doutorado e de Mestrado em Saúde Coletiva.
Nesse sentido, o programa avança para um nível de formação internacional compatível com instituições de ensino de alta patente de outros países e continentes.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 273 mestres e 4 doutores e conta com 92 alunos regularmente matriculados, sendo 46 no mestrado e 46 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2015 - atual
Coordenador: Adauto Emmerich Oliveira
Coordenador-adjunto: Edson Theodoro dos Santos Neto

Período: 2013-2015
Coordenadora: Rita de Cássia Duarte Lima
Coordenadora-adjunta: Eliana Zandonade

Período: 2011-2013
Coordenadora: Rita de Cássia Duarte Lima
Coordenadora-adjunta: Ethel Leonor Noia Maciel

Período: 2009-2011
Coordenadora: Ethel Leonor Noia Maciel
Coordenadora-adjunta: Eliana Zandonade

Período: 2007-2009
Coordenadora: Ethel Leonor Noia Maciel
Coordenadora-adjunta: Eliana Zandonade

Período: 2005-2007
Coordenadora: Maria del Carmen Bisi Molina
Coordenadora-adjunta: Nágela Valadão Cade

Periodo: 2001-2005
Coordenadora: Rita de Cássia Duarte Lima
Coordenadora-adjunta: Maria Helena Costa Amorim

Periodo: 2001 - 2001
Coordenadora: Maria Helena Costa Amorim

Período: 2000-2001
Coordenadora: Marluce Mechelli de Siqueira
Coordenadora-adjunta: Maria Helena Costa Amorim

Período: 1999 - 2000
Coordenador: Tulio Alberto Martins de Figueiredo

Histórico do conceito CAPES do programa:

Avaliações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) do Brasil
Período de Avaliação: . . . . . Conceito:
2013-2016 . . . . . . . . . . . . . . Em avaliação
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito bom)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900