FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: um mergulho na experiência

Nome: Alana Pereira Rodrigues
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/05/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Maristela Dalbello de Araujo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Maristela Dalbello de Araujo Orientador

Resumo: De modo geral, a formação em saúde no Brasil é alicerçada em currículos
universitários pautados em paradigmas que não valorizam a integralidade do ser humano
e do processo de adoecimento, construindo uma prática profissional
desarticulada da realidade. A integração ensino-serviço tem se mostrado potente
como enfrentamento à essa problemática, dessa forma importou a essa pesquisa
analisar a influência que a participação nas iniciativas de integração ensino-serviço
durante a formação em saúde trouxe para a prática do profissional de saúde. Para
isso foram entrevistados oito profissionais da saúde que participaram de iniciativas
de integração ensino-serviço durante sua formação em saúde, utilizando entrevistas
narrativas, que se apresentaram como um pujante dispositivo de acesso aos
processos subjetivos. Os dados demonstraram a relevância do contato profundo
com o serviço de saúde, ainda durante a formação. Esse artifício, chamado
mergulho na experiência, atua como dispositivo com potencial para mobilização de
afetos e produção desejante, oportunizando aos participantes implementar à sua
formação e prática profissional em saúde conhecimentos que extrapolam àqueles
que o currículo tradicional tem recursos para ofertar. Os resultados apontam uma
aproximação dos sujeitos com a população, com os princípios de diretrizes do SUS,
com outras categorias profissionais, com o mundo do trabalho, compreendendo os
processos de saúde doença de forma mais ampliada. Essa vivência reverberou para
a prática dos profissionais de saúde, que apreenderam um olhar mais integral e
engajado às diretrizes do SUS. Aponta-se então a potencialidade da integração
ensino-serviço e a necessidade de desenvolver e ampliar essa prática dentro dos
processos formativos em saúde

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