AULA INAUGURAL

Diversidade, esse é o elemento chave na programação da Aula Inaugural do PPGSC/Ufes, que acontece na próxima segunda-feira, 13 de março, às 8h.

Para dar as boas-vidas aos alunos e convidados, o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Adauto Emmerich, abrirá o evento, apresentando o Programa e seu papel estratégico na formação e na contribuição para enfrentamento dos desafios da saúde pública no estado, além de apresentar as parcerias e projetos envolvidos na Pós-Graduação. Logo após, para auxiliar na compreensão do atual momento vivido no país e seus impactos no direito à saúde, a Profa. Dra. Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, coordenadora de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória/FDV, falará da “Conjuntura Atual do Brasil e o Direito à Saúde”.

Outro destaque do dia é o lançamento de “Mulheres das Águas”, documentário que traz também a diversidade como um elemento importante na constituição de seu roteiro. O filme retrata a vida e as lutas das pescadoras nos diferentes manguezais do Nordeste, onde o modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição das grandes indústrias e pelo turismo predatório. O filme dirigido por Roberto Novaes, prof. e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será tema do debate conduzido por Sergio Brito, documentarista e coordenador da VideoSaúde Distribuidora – Regional Ufes/ES e Michele Nacif, pesquisadora e doutoranda em Saúde Coletiva.

No embalo das discussões sobre o cenário atual, surgem questões como: é possível a reinvenção da democracia no Brasil? Será que os movimentos de junho de 2013 e as ocupações dos espaços escolares pelos estudantes secundaristas e ex-secundaristas apontam para esta possibilidade? Para possíveis respostas, a secundarista Kione dos Santos Pereira, os ex-secundaristas  Marcelly Campos e Luiz Felipe Xavier, Virgínia Brandt representando a União Brasileira dos Estudantes, Morgana Lickteneld Boostel, do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e a advogada e Mestre em Segurança Pública, Rovena Furtado Amorim, são os convidados para Roda de Conversa que discutirá o tema “(Re)inventando a Democracia: as ocupações secundaristas de 2016”.

Para encerrar o dia, os participantes e os novos alunos serão apresentados aos grupos de pesquisa que compõem o PPGSC. “Toda grande transformação, avanço e conquista geralmente acontece com a participação coletiva e é isto que está presente na etapa final da programação”, destaca a comissão organizadora do evento.

O PPGSC oferece o curso de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva e também oferece oportunidade a doutores de realizarem Estágio Pós-Doutoral a fim de desenvolver uma elevada capacitação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva.

Para outras informações: http://www.saudecoletiva.ufes.br/ (link is external)

Serviço

AULA INAUGURAL PPGSC / 2017
Dia: 13/03/2017 – 2ª Feira
Local: Av. Marechal Campos, 1468 – Maruipe, Vitória, ES

PROGRAMAÇÃO

8:30h - Cerimônia de Abertura
Prof. Dr. Adauto Emmerich – Coordenador PPGSC/Ufes

09h - A conjuntura atual do Brasil e o direito à saúde”
Profa Dra Elda Bussinguer

10h às12h - Exibição Documentário “Mulheres das águas” de Roberto Novaes e debate com Sergio Brito, documentarista e Ms. Michele Nacif

14h às15:30h - Roda de Conversa “(Re)inventando a Democracia: as ocupações secundaristas de 2016”
Marcelly Campos, Luiz Felipe Xavier, Morgana Boostel, Kione Murqui, Rovena Furtado Amorim e Virgínia Brandt.

15:30h às 17h - Apresentação da Associação de Pós-graduação, dos grupos e núcleos de pesquisa do PPGSC-UFES

Contato – 27 – 3335 7287

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900